Home / + Goias / Candidatos ao governo de Goiás nas eleições de 2018

Candidatos ao governo de Goiás nas eleições de 2018

As convenções partidárias definiram os nomes dos candidatos a governador nas eleições de 2018. Agora, eles precisam ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 15 de agosto.

Até esta terça-feira (7), haviam sido confirmados, ao total, 185 candidatos, sendo 160 homens e 25 mulheres. Os números ainda podem mudar porque podem ocorrer desistências, mesmo após as convenções.

As unidades da federação com mais candidatos são Distrito Federal e São Paulo, com 12 cada. Em seguida, vem Rio de Janeiro, com 10 nomes na disputa pelo governo.

Os estados com menos candidatos são Alagoas e Tocantins, com quatro nomes cada.

eja os nomes confirmados pelos partidos para a disputa ao Governo de Goiás nas eleições de 2018, em ordem alfabética:

Daniel Vilela (MDB)

Daniel Vilela é candidato a governador de Goiás pelo MDB (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Daniel Vilela é candidato a governador de Goiás pelo MDB (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou neste sábado (4) a candidatura de Daniel Vilela ao Governo de Goiás. O anúncio foi feito durante a convenção do partido, em Goiânia. O nome do vice-governador ainda não está definido.

Filho do ex-governador de Goiás Maguito Vilela, Daniel Vilela tem 34 anos e nasceu em Jataí, no sudoeste goiano. Formado em direito, ele foi eleito deputado federal em 2014. Antes, o político já havia sido vereador de Goiânia e deputado estadual.

José Eliton (PSDB)

José Eliton é confirmado candidato a reeleição ao governo de Goiás (Foto: Giovana Dourado/TV Anhanguera)

José Eliton é confirmado candidato a reeleição ao governo de Goiás (Foto: Giovana Dourado/TV Anhanguera)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) confirmou a escolha de José Eliton para disputar a reeleição ao Governo de Goiás nas eleições de 2018. A candidatura do tucano foi lançada em convenção no Ginásio Goiânia Arena, na capital, que contou com a participação de outros 10 partidos. A coligação definiu a ex-secretária de Educação, Raquel Teixeira (PSDB) como vice.

José Eliton é o atual governador do Estado de Goiás, após ocupar a vice-governadoria por 7 anos e 3 meses. É natural de Rio Verde, no sudoeste Goiano, mas cresceu e estudou em Posse, no nordeste goiano. Além de vice-governador, José Eliton acumulou as funções de presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg-Par), em 2011, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, em 2015, e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária por quase dois anos, até 2017.

Kátia Maria (PT)

Kátia Maria é oficializada candidata ao governo em convenção do PT em Goiás (Foto: Danila Bernardes/TV Anhanguera)

Kátia Maria é oficializada candidata ao governo em convenção do PT em Goiás (Foto: Danila Bernardes/TV Anhanguera)

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a escolha da professora Kátia Maria como candidata ao Governo de Goiás nas eleições de 2018. A legenda não definiu quem será vice na chapa. A candidatura foi anunciada durante a convenção realizada no diretório estadual do partido, em Goiânia.

Kátia Maria tem 42 anos, é natural de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, é professora e consultora de gestão e planejamento. A candidata é formada em pedagogia e tem mestrado em estudos socioambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a vida política no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Senador Canedo e, na sequência, iniciou a atuação no Partido dos Trabalhadores.

Marcelo Lira (PCB)

Marcelo Lira é candidato a governador de Goiás (Foto: Douglas Schinatto/ O Popular)

Marcelo Lira é candidato a governador de Goiás (Foto: Douglas Schinatto/ O Popular)

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) confirmou a candidatura de Marcelo Lira para a disputa do Governo de Goiás nas eleições de 2018. A candidata a vice é Bruna Venceslau, da mesma legenda. A decisão foi tomada em convenção realizada em 19 de julho.

Esta é a primeira vez que Lira disputa uma eleição. Ele é formado em ciências sociais e filosofia, tem mestrado e doutorado em ciências sociais e pós-doutorado em história.

Ronaldo Caiado (DEM)

Ronaldo Caiado é candidato a governador de Goiás pelo DEM (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Ronaldo Caiado é candidato a governador de Goiás pelo DEM (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O Democratas (DEM) confirmou neste sábado (4) a escolha de Ronaldo Caiado como o candidato ao Governo de Goiás. A candidatura foi lançada durante a convenção realizada em Goiânia, que contou com a participação de outros 12 partidos. A coligação ainda definiu o deputado estadual Lincoln Tejota, do PROS, como vice.

Natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia, Ronaldo Caiado, de 68 anos, é médico e produtor rural. Ele foi eleito deputado federal por cinco vezes. Em 2014, Caiado se tornou senador. Esta é a segunda vez que ele concorre ao cargo de governador de Goiás.

Professor Weslei Garcia (PSOL)

Professor Weslei Garcia é candidato a governador de Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Professor Weslei Garcia é candidato a governador de Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou em 29 de julho, durante convenção em Goiânia, a candidatura do Professor Weslei Garcia, de 35 anos, na disputa pelo Governo de Goiás. A candidata a vice, também do PSOL, é Erenilda de Assis, conhecida como Nildinha, de 44 anos.

Weslei Garcia nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, em 1983. Em 2004, Weslei Garcia passou no concurso da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF, para onde se mudou. Desde 2005, ele passou a integrar o PSOL.

Datas das convenções

Data Partido Candidato
19/7 PCB Marcelo Lira
28/7 PDT Apoio a Ronaldo Caiado
29/7 PSOL Weslei Garcia
31/7 Democracia Cristã Apoio a Ronaldo Caiado
3/8 PPS Apoio a José Eliton
4/8 MDB Daniel Vilela
4/8 DEM Ronaldo Caiado
4/8 Podemos Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PMN Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PMB Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PPL Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PRP Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PRTB Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PSC Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PSL Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PTC Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PROS Apoio a Ronaldo Caiado
4/8 PC do B Apoio a Kátia Maria
5/8 PT Kátia Maria
5/8 PSDB José Eliton
5/8 PHS Apoio a Daniel Vilela
5/8 Rede Apoio a José Eliton
5/8 Patriota Apoio a José Eliton
5/8 PR Apoio a José Eliton
5/8 PSB Apoio a José Eliton
5/8 PTB Apoio a José Eliton
5/8 PP Apoio a Daniel Vilela

Comentários

Comentários

Rolar para o Top