Home / + Goias / Comparativo das pesquisas Serpes indica queda dos candidatos da oposição

Comparativo das pesquisas Serpes indica queda dos candidatos da oposição

 Divulgada nesta segunda-feira (9/4), a Pesquisa Serpes/O Popular mostra um cenário preocupante para o senador Ronaldo Caiado (DEM) e para Daniel Vilela (MDB). Comparando os dados com a pesquisa Serpes/Acieg, que foi divulgada em 5 de dezembro de 2017, se constata que Ronaldo Caiado caiu 12% e Daniel Vilela caiu 50% daquilo que tinham de intenção de votos para o governo de Goiás. 
Já o governador José Eliton (PSDB) foi o único que oscilou para cima. Em dezembro de 2017 o Serpes mostrou Caiado com 44%, Daniel Vilela com 12,1% e José Eliton com 6,2%. Já na pesquisa divulgada hoje pelo mesmo Serpes, Ronaldo Caiado tem 38%, José Eliton tem 6,7% e Daniel Vilela 6,2%.
Análise
A análise do momento é que a candidatura de Ronaldo Caiado, à medida em que tempo passa e o eleitor verifica o cenário geral, vai caindo sistematicamente. O próprio estilo agressivo de Caiado fazer campanha o afasta consideravelmente do eleitor, além do fato da ausência total de propostas reais até agora, também ser um fator de frustração por parte do eleitor goiano.
Quanto a queda de 50% das intenções de voto de Daniel Vilela é preciso compreender que além de não ter apresentado nada em termos de novidade para a população, o perfil do jovem candidato do MDB não passa a confiança necessária que um candidato a governador precisa ter junto ao povo. Já a estabilidade de José Eliton que não perdeu intenção de voto de dezembro até agora, mostra que o agora governador de Goiás precisa mostrar aos goianos a sua marca pessoal de governar, e precisa mostrar claramente que essa marca, esse estilo é aquilo que as pessoas verdadeiramente querem do governante. A grande estrutura partidária composta por quase duas dezenas de partidos políticos precisa entrar em cena e fazer a diferença pró-Zé Eliton já nos próximos levantamentos e assim se aproveitar desta tendência de queda de Ronaldo Caiado.
Marconi favorito para o Senado
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é o primeiro colocado nas intenções de voto para a disputa ao Senado em Goiás, com 16,1%, segundo pesquisa Serpes/O POPULAR realizada dos dias 30 de março a 5 de abril. A senadora Lúcia Vânia (PSB) é a segunda colocada, com 11,7%. Em um cenário com oito nomes apresentados ao eleitor, o vereador de Goiânia Jorge Kajuru (PRP) aparece em terceiro lugar, com 8,4%, e o ex-senador e procurador de Justiça licenciado Demóstenes Torres (PTB) vem em seguida, com 6,1%.
O deputado federal João Campos (PRB) e o ex-deputado Vilmar Rocha (PSD) registram porcentual semelhante – 5,2% e 5,1%, respectivamente. O deputado federal Pedro Chaves (MDB) tem 2,6%. O senador Wilder Morais (ex-PP, agora no DEM) é o último colocado, com 1,4%.
fone: A Redação

Comentários

Comentários

Rolar para o Top