Em entrevista coletiva, Marconi apresenta novo secretário de Segurança Pública

0
55

Governador concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (24/02), às 11h, na Sala de Situação, 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Futuro titular da SSPAP, Ricardo Balestreri é especialista e estudioso do setor, com forte vertente voltada para os direitos humanos

 Ricardo-Balestreri-diz-que-se-for-convidado-aceita-comandar-a-SESED

 O governador Marconi Perillo concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (24/02), às 11h, na Sala de Situação, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para anunciar o nome do novo titular da Secretaria de Segurança e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Brisolla Balestreri.

 Especialista e estudioso da área, Balestreri foi presidente da seção brasileira da Anistia Internacional e participou do grupo que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e que formatou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Ricardo Balestreri será empossado na próxima quarta-feira (1º/03) e assumirá a pasta sucedendo o coronel da Polícia Militar, Edson Costa Araújo, que substituiu o vice-governador José Eliton em dezembro do ano passado.

Durante sua gestão, José Eliton instituiu o Pacto Integrador de Segurança Pública, que reúne 15 estados brasileiros na luta contra o crime organizado. O foco na inteligência e na integração das forças policiais resultou na queda acentuada e constante dos indicadores de criminalidade em todo o estado.

Balestreri

O novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária é especialista e estudioso da área, com forte vertente voltada para os direitos humanos.

Licenciado em História, com especialização em psicopedagogia clínica e em terapia familiar, também participou do grupo que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e que formatou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

 

O governador Marconi Perillo, por meio de sua rede pessoal, anunciou o novo secretário e elogiou a atuação na área. “É um profissional altamente qualificado e respeitado em todo o país”, afirmou. Balestreri também é ex-secretário nacional de Segurança Pública, e tem no currículo a modernização da Força Nacional.

 

Natural do Rio Grande do Sul, nos últimos anos conheceu experiências educativas e policiais na Holanda, nos Estados Unidos, Portugal, Noruega, Inglaterra, Suécia, Costa Rica, Peru e Colômbia.

 

Ex-presidente da seção brasileira da Anistia Internacional, Balestreri tem diversos livros sobre polícia e direitos humanos.

 

Trabalhou por três anos como diretor de Ensino e Pesquisa da secretaria da Senasp. Foi ainda o responsável pela criação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) – que oferece 82 cursos de pós-graduação para 5.250 policiais e cursos à distância para outros 126 mil.

 

Ricardo Balestreri ainda participa de atividades na área de Direitos Humanos como integrante dos comitês nacionais de Educação em Direitos Humanos e de Prevenção à Tortura no Brasil.