“Exposição agropecuária é vitrine do agronegócio”, afirma Lincoln Tejota

0
82

O vice-governador Lincoln Tejota reforçou, durante a abertura da 74ª Exposição Agropecuária de Goiânia, o compromisso do governo de Goiás com os produtores. Na solenidade, no Parque de Exposições, na manhã desta sexta-feira (17), ele destacou que a presença dos embaixadores de vários países na festa é exemplo da força do setor. “Eles vêm a Goiás por saberem da nossa capacidade produtiva. A Pecuária de Goiânia é a vitrine do agronegócio para o mundo”, disse.

Lincoln salientou que, mesmo com a crise nacional, o agronegócio seguiu impulsionando a economia, evitando um mal maior. “Foram os produtores rurais que seguraram o País e mostraram a nossa capacidade produtiva”, observou. “Sabemos do compromisso histórico do governador Ronaldo Caiado com o produtor rural, por isso temos plena certeza de que essa parceria vai render bons frutos, e mostrar a força de Goiás para o mundo”, enfatizou.

Ainda no Parque de Exposições, o vice-governador participou de demonstração no Centro de Equoterapia na feira, ao lado do governador Ronaldo Caiado; da primeira-dama, Gracinha Caiado; e do presidente da SGPA, Tasso Jayme. No Centro, os jovens Dudu e Grazi demonstraram o trabalho de reabilitação com cavalos para pessoas com deficiência. “Um trabalho muito importante e bonito, que ajuda no desenvolvimento mais pleno de crianças e jovens”, disse Lincoln Tejota.

Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado afirmou que pretende fazer com que Goiás seja um estado livre de Febre Aftosa sem a necessidade de vacinação. “Estou empenhado em deixar o Estado bem preparado para que a agropecuária possa de se desenvolver de forma plena. Por isso, até o fim do meu governo quero atingir esse objetivo, já alcançado por Santa Catarina”, declarou. 

Caiado ainda reforçou que busca parcerias em todos os municípios, com todos os prefeitos, para alavancar a produção. “Recebi um Estado com cinco mil quilômetros de estradas esburacadas. Por isso, preciso que nos ajudem e acreditem no Estado de Goiás”, exclamou.

O presidente SGPA afirmou que Caiado é o governador com maior ligação com o setor na história do Estado. Jayme disse que o governador mostrou, ainda na União Democrática Ruralista (UDR), que o produtor é central para o desenvolvimento do País. “Tenho muita honra em recebê-lo aqui, sobretudo por entender que para o produtor não existe crise. Estamos juntos por Goiás”, salientou.

Além de Caiado e Lincoln, participaram do evento o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; deputados federais e estaduais, além de embaixadores do Japão, Israel, Vietnã, Belarus, Macedônia, Cuba, Síria e Japão, entre outros países interessados em fazer negócios em Goiás. 

A exposição
A 74ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás acontece de 17 a 26 de maio e deve receber mais de 400 mil pessoas, entre público e interessados no agronegócio goiano. Durante os 10 dias de evento serão promovidos, além da exposição de suínos, leilões e julgamentos de equinos, caprinos, ovinos, e bovinos, palestras e congressos técnicos, assim como estandes comerciais de entretenimento e tecnologia voltadas para pecuária e agricultura.

Mais de 140 expositores ocupam uma área de 5 mil metros quadrados. Nos pavilhões, cerca de 800 bovinos de elite, incluindo grandes campeões da Exposição de Uberaba estão expostos. Mais de 100 empreendimentos oferecem entretenimento e gastronomia. A festa deve gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos. 

Ações do governo para impulsionar o agronegócio

– Patrulha Mecanizada – foram entregues 277 motoniveladoras, caminhões basculantes, tratores e outros equipamentos a 182 municípios;

– Liberação de R$ 62,35 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para investimentos rurais e empresariais em Goiás;

– Implantação do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa): Seapa, Agrodefesa, Emater e Ceasa;

– “O Agro é de todos”: Câmara temática de estratégia, competitividade e políticas públicas do Agronegócio de Goiás, formada por mais de 40 entidades do setor produtivo rural; e

– Assinatura de Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), no valor de R$ 1.475.000,00 para uso em atividades de atenção veterinária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui