Diante da proposta apresentada pela Caixa Econômica Federal e considerando o ambiente político eleitoral do momento, o Governo de Goiás decidiu recusar o empréstimo de R$ 510 milhões negociado com a instituição financeira. O anúncio foi feito pelo governador José Eliton nesta segunda-feira (9/7). “O Estado não procura recurso a qualquer custo”, disse.

“Nossa equipe técnica analisou tudo. Eu fiz um agradecimento à Caixa pela deferência, mas decidi por não aceitar essa operação. Nos moldes que ela foi proposta, iria impactar muito as contas públicas do Estado. Esse impacto não seria para hoje, mas para o amanhã”, justificou o governador.
Ainda segundo José Eliton, o ambiente político eleitoral teve papel importante na decisão. “Isso é natural não apenas com essa operação, mas em várias outras e em todo o Brasil, já que temos um calendário eleitoral que prevê uma eleição em outubro próximo. Todas essas questões de risco impactam não só operações de crédito, mas todo mercado financeiro”, observou.
Presente na entrevista, o secretário da Fazenda, Manoel Xavier Filho, disse que a proposta apresentada pela Caixa “é uma prova cabal de que o Estado cumpre com suas obrigações. Se assim não fosse, ela nem nos teria apresentado uma proposta de financiamento”.