Home / Destaque / Governo Federal homenageia médicos por serviços prestados à saúde brasileira

Governo Federal homenageia médicos por serviços prestados à saúde brasileira

Os profissionais serão condecorados com a Ordem do Mérito Médico por se destacarem em ações de atendimento, pesquisa e também magistério nos setores público e privado

O presidente da República, Michel Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregam, nesta terça-feira (27), a medalha da Ordem do Mérito Médico. O título é concedido àqueles que durante a carreira destacaram-se por ações notáveis, que contribuíram para o desenvolvimento da saúde em diversos âmbitos beneficiando a população brasileira.  A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto, em Brasília, às 16 horas.

Saiba mais sobre os agraciados

A condecoração foi criada pela lei Nº 1074 de 14 março de 1950 e é categorizada em cinco classes, que se estabelecem como Grã-cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial; e Cavaleiro. Trata-se de um reconhecimento notável aos profissionais pelo exercício da profissão, pelo magistério da medicina, ou pela autoria de obras relevantes para estudos médicos.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, considera de grande importância reconhecer o mérito de profissionais que contribuem com a nação por meio de relevante legado na saúde. “Cada um que está aqui tem um trabalho que acreditamos ser fundamental para a qualificação das políticas públicas, sempre com o olhar voltado aos cidadãos”, destaca o ministro.

Ao todo são 49 personalidades condecoradas este ano, entre elas: o presidente do Conselho Estratégico Biomanguinhos, Aki Homma; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; o médico e atual diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos; além de dirigentes de entidades, parlamentares e gestores com atuação médica em suas carreiras profissionais.

Desde 2004, já foram concedidas 63 medalhas da Ordem para nomes como Adib Jatene, Dráuzio Varela, Zilda Arns, Sérgio Arouca, José Gomes Temporão, Darcy Fontoura de Almeida, Gastão Vagner de Souza Campos.

Comentários

Comentários

Rolar para o Top