Home / + Goias / Procissão do Fogaréu reúne milhares de fiéis na cidade de Goiás

Procissão do Fogaréu reúne milhares de fiéis na cidade de Goiás

Cerca de 50 mil fiéis se reuniram na cidade de Goiás para acompanhar a tradicional Procissão do Fogaréu a meia-noite desta quinta-feira, 29. A tradição católica centenária que ocorre desde 1745 na antiga capital goiana, simboliza a perseguição e prisão de Cristo, que depois foi crucificado.

Durante a peregrinação, cerca de 40 homens encapuzados, os farricocos, que representam os soldados romanos enviados por Caifás para prender Jesus, iluminam a cidade com tochas enquanto um coro entoa cantos em latim.

A caminhada segue ao som de tambores e os farricocos percorrem descalços as ruas e becos do município histórico. A procissão relembra os últimos passos de Jesus Cristo antes de ele ser crucificado. A tradição começou quando o pároco da cidade de Goiás da época, o espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, trouxe o costume à igreja da cidade que era capital do estado.

Na edição deste ano, a apresentação durou cerca de 1h30 e foi celebrada pelo bispo Dom Eugênio Rixen, que pediu um minuto de silêncio em homenagem à vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Pedro Gomes, assassinados no último dia 14, no Rio de Janeiro.

Como de costume, a representação da fé partiu do Museu da Boa Morte, na Praça do Coreto, seguiu para a Igreja do Rosário, onde os atores encenam a última ceia e por final, quando os soldados encontram Jesus, diante da Igreja de São Francisco, que representa o Monte das Oliveiras, surge um estandarte com a imagem de Cristo e com o toque do clarim, é pedido que todos façam um momento de silêncio.

Foto:Divulgação/Prefeitura da Cidade de Goiás/Lázaro Ribeiro

Comentários

Comentários

Rolar para o Top