Home / Cidades / Trem que liga São Paulo a aeroporto de Guarulhos começa a funcionar este sábado

Trem que liga São Paulo a aeroporto de Guarulhos começa a funcionar este sábado

Quem costuma pegar voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos muito em breve não dependerá mais de táxis ou aplicativos de transporte. A partir do próximo sábado (31/03), começam a circular os trens da Linha 13-Jade, que ligarão a cidade de São Paulo ao maior e mais movimentado aeroporto do Brasil. A linha estava inicialmente prevista para 2005.

Durante um mês, os trens vão rodar gratuitamente, das 10h às 15h, apenas aos sábados e domingos. Após esse período, passarão a circular todos os dias no mesmo horário, também de graça. Por fim, no terceiro mês, começa a operação comercial, com cobrança de tarifa de R$ 4.

Além disso, está previsto para julho o início do serviço Airport-Express, que transportará os usuário entre o aeroporto e a Estação da Luz, onde podem fazer transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos. Os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. A tarifa, no entanto, será diferenciada e ainda não foi definida.Contando com um total de 12,2 km de extensão, a linha terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, que é o ponto de integração com a Linha 12-Safira. Segundo a empresa, a previsão é de que a nova linha atenda inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.

A partir da Estação Aeroporto-Guarulhos, o próprio aeroporto oferecerá conexão entre os terminais com serviço de ônibus circulares e gratuitos, cujo tempo médio será de aproximadamente 10 minutos. Os percursos, de acordo com a empresa, são de dois minutos até o terminal 1; nove minutos até o terminal 2; e 14 minutos até o terminal 3.

Os testes do novo trem começaram na última quinta-feira (22/03). Em comunicado, a CPTM informou à NEGÓCIOS que, neste momento, a linha está em fase de conclusão dos testes estáticos e dinâmicos de carga e de sistemas, que continuarão até a próxima semana.

Comentários

Comentários

Rolar para o Top