UFG seleciona iniciativas empreendedoras interessadas em incubação

0
164

O Proine – Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás recebe, entre 11 e 15 de maio de 2015, inscrições de iniciativas empreendedoras, com base tecnológicas, interessadas na experiência de incubação. O processo seletivo será realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), por meio da Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT, com a cooperação do SEBRAE-GO.incubacao-de-empresas

Segundo o Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica do Proine-UFG, Cândido Vieira Borges Junior, o objetivo deste trabalho é estimular o crescimento econômico, o desenvolvimento científicotecnológico, por meio de serviços que contribuem para o sucesso dos empreendimentos e do desenvolvimento econômico-social sustentável. Desta vez, o Proine-UFG oferece 20 vagas: seis para pré-incubação, quatro para empresa residente, cinco para empresa não residente e cinco para empresa associada.

“As propostas deverão apresentar caráter de inovação”, ressalta Cândido Borges, esclarecendo que, de acordo com o edital, entende-se por inovação “a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços”. A base conceitual do certame mantém consonância com o artigo 2º, IV da Lei nº 10.973 (Lei de Inovação), de 2 de dezembro de 2004.

Ainda de acordo com o edital, as propostas deverão estar relacionadas com as atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal de Goiás. Os proponentes deverão apresentar capacidade técnica para o desenvolvimento do projeto proposto e as propostas apresentadas terão que, preferencialmente, ser de criação ou melhoria de produtos, processos ou serviços.

Critérios

Entre os critérios básicos para o julgamento e seleção de propostas, o Proine vai considerar viabilidade técnica, mercadológica e econômica do empreendimento e potencial de interação do empreendimento com as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFG. A seleção final das propostas candidatas à Incubação e Pós-Incubação será realizada por um Comitê Técnico, composto por dois membros da Comissão de Avaliação e por consultores, especialistas nas áreas de Marketing, Finanças, Gestão, Psicologia e técnico com atuação na área do empreendimento.

Ainda será avaliado o nível de conhecimento dos proponentes (técnico, gerencial, empreendedor), a disponibilidade ou potencial para obtenção de recursos necessários para início e operacionalização do empreendimento e o grau de inovação dos produtos, processos ou serviços ofertados. A responsabilidade socioambiental e potencial de risco oferecido ao meio ambiente também vai impactar na seleção.

Para a modalidade incubação e pós-incubação, a inscrição é R$ 150,00. A taxa cobrada para iniciativas candidatas a pré-incubação é de R$ 80,00. De acordo com o calendário divulgado no edital, a divulgação do resultado final será feita pelo Proine-UFG no dia 10 de julho de 2015 e a contratação se inicia em agosto.

Acesse o edital: https://www.incubadora.ufg.br

criação de site