InícioBRASILGoverno Lula não acredita que Maduro pedirá asilo ao Brasil

Governo Lula não acredita que Maduro pedirá asilo ao Brasil

Apesar dos rumores do último fim de semana, após um avião governamental da Venezuela pousar perto da fronteira com o Brasil, o entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não acredita que Nicolás Maduro pedirá refúgio no país.

Interlocutores do presidente Lula no Palácio do Planalto procurados pela CNN avaliam que Maduro não optaria pelo Brasil pelo atual contexto de extrema polarização entre direita e esquerda no país.

Além disso, o Brasil nunca reconheceu a vitória do chavista nas contestadas eleições presidenciais de julho do ano passado.

Ao contrário, decepcionado pela recusa do regime Maduro em apresentar as atas que comprovariam o resultado anunciado pelo órgão eleitoral venezuelano, o governo Lula bloqueou a entrada da Venezuela no Brics e virou alvo de duras críticas de Caracas.

Por outro lado, o entorno de Lula considera que a falta de garantias de que um eventual asilo para Maduro seria mantido após o fim do mandato do petista é outro fator que joga contra a escolha do Brasil como país de destino.

Se não for reeleito, Lula deixará o poder em janeiro de 2027. Em pouco mais de um ano, diante de uma eventual mudança ideológica do governo brasileiro, Maduro teria o risco, então, de ser extraditado.

A possibilidade tem como precedente o caso de Cesare Battisti, o comunista italiano condenado à cadeia perpétua em seu país natal por homicídios. Preso no Brasil, ele alegou perseguição política na Itália e teve o pedido de extradição negado por Lula em 2010.

No entanto, em 2018, o ex-presidente Jair Bolsonaro revogou a decisão. Battisti acabou fugindo do Brasil, foi capturado na Bolívia, e acabou extraditado.

Apesar de não acreditarem que o pedido de asilo chegará, fontes do Planalto afirmam que se a solicitação for feita, o governo Lula irá analisá-la.

Se a avaliação for de que a concessão ajudaria a resolver problemas venezuelanos e de que geraria impactos positivos para a região, o asilo para Maduro pode ser concedido.

CNN

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas