Aldo Rebelo, ex PCdoB, Min da Defesa e Pres da Câmara, fala sobre os Yanomamis, garimpo ilegal e cobiças sobre a Amazônia.

0
152

Em 2012 foi relator do Código Florestal na Câmara. O relatório final contou com o apoio da Bancada Ruralista e com o meu voto. A esquerda votou contra.

Para Rebelo, a Constituição permite, em dois artigos, a exploração mineral nessas terras, e também nas áreas de fronteira, desde que mediante algumas condições. E aponta os benefícios dessa regulamentação.

“Quais as garantias que a regulamentação oferece? Primeiro, o cuidado com a proteção das populações indígenas. Segundo a fiscalização, que vai garantir os cuidados com o meio ambiente, porque precisa ser licenciado por órgão ambiental, os órgãos ambientais do estado, da União, dos municípios podem acompanhar. Terceiro, os índios vão participar plenamente, porque vai ter que ser pactuado com os índios, ribeirinhos, com os municípios da Amazônia, com os estados da Amazônia e com todo o país” – disse Aldo Rebelo, em entrevista à Band News FM.

Rebelo foi ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff. Ele atuou a maior parte como ministro de Dilma, nas pastas da Defesa, da Ciência e Tecnologia e dos Esportes. Do governo Lula, ele foi ministro da Coordenação Política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui