Caiado: Festa de Trindade on-line visa reduzir contágio de covid-19

0
381

Durante a apresentação oficial da Romaria de Trindade 2021, nesta segunda-feira (31/5), o governador Ronaldo Caiado ressaltou o compromisso conjunto, entre todos os entes envolvidos, para realizar a festividade e reduzir os riscos de contágio de covid-19. Este ano, o maior evento dedicado ao Divino Pai Eterno no mundo será, novamente, no formato on-line, em razão da pandemia do coronavírus. A programação começa no dia 25 de junho e termina em 4 de julho.

“A primeira decisão de todos foi convergente: salvar vidas. Com isto, fica clara nossa posição de fé, solidariedade e amor ao próximo”, afirmou o governador. “Nós sabemos o quanto esse evento é importante, mas é preciso respeitar e também não colocar vidas em risco. Ainda estamos em uma pandemia que não sabemos controlá-la”, reforçou.

Caiado apontou a recente alta nos números de casos de internação e ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e pediu compreensão à população que, pelo segundo ano seguido, não poderá acompanhar as novenas da Festa do Divino Pai Eterno presencialmente. “Vamos poder, sim, exercer a nossa fé, acompanhar todas as cerimônias de forma virtual”, disse. “Que possamos entender a necessidade de ficar em casa. Peço a todos que analisem bem e não exponham ninguém ao risco de perder a vida”, observou o governador.

O secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, demonstrou preocupação com o crescimento das internações em UTI em Goiânia, município vizinho a Trindade, e definiu como “sensata” a decisão pela Romaria 2021 ser realizada com o auxílio da tecnologia, para evitar aglomerações. “É uma forma nova, sim, de exercer a fé, mas é racional, responsável e zelosa ao bem mais precioso que Deus nos deu, que é a nossa vida, a vida de todos os nossos irmãos”, destacou.

Prefeito de Trindade, Marden Júnior agradeceu ao governador Ronaldo Caiado por atender à solicitação de apoio por parte da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual em ações nas proximidades do município. “Faremos seis barreiras sanitárias e educativas. Teremos testagem em massa aberta à população e drive-thru também. Teremos ainda pontos de atendimento”, disse.

Reitor do Santuário Basílica, o padre João Paulo Santos confirmou que será montada uma estrutura aos pés da imagem do Divino Pai Eterno para que os fiéis tenham acesso e realizem seus atos individuais de devoção sem provocar aglomerações. As missas e novenas terão programação divulgada em breve. Algumas serão transmitidas por meio das redes sociais, bem como outros meios de comunicação, como a TV Pai Eterno, a Rede Vida, a TV Aparecida, a Rádio Difusora AM, a Rede Vale FM de rádios e a Rádio Comunitária Trindade FM. A tradicional Missa Sertaneja não será realizada em 2021.

“Virtual não pode ser entendido como oposto ao real. Se trata de uma modalidade diferente, mas deseja, de modo real, permitir às pessoas uma experiência de fé junto ao Divino Pai Eterno”, afirmou padre João Paulo Santos. “O tema deste ano é uma proclamação de esperança: Pai Eterno, diante de vós, somos todos irmãos”, informou. “Sabemos da proporção da Romaria e não podemos incentivar nenhum evento que favoreça aglomeração e a propagação da covid-19”, alertou.

O pároco de Trindade, João Bosco de Deus, enalteceu a parceria com o Governo de Goiás para a preparação da Romaria 2021. “Já contamos com a ajuda do nosso governador, já tivemos contato e, graças a Deus, podemos dizer que estamos preparados para levar às bênçãos do Pai Eterno”, disse.

Com mais de 180 anos, a Romaria de Trindade é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste e o segundo do Brasil. Antes da pandemia, o município chegava a receber, anualmente, cerca de 6 milhões de romeiros. Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram por Trindade, nos dez dias de festividades.

criação de site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui