Audiência pública discutiu a situação do Lago das Rosas, um dos parques mais tradicionais de Goiânia, que, segundo moradores, vem apresentando problemas de iluminação, no piso e na conservação de obras do acervo art déco da capital. A Associação dos Moradores e Frequentadores do parque apresentou as reivindicações ao vereador Willian Veloso (PL), que promoveu o debate. O parlamentar ouviu ainda a Associação do Bosque dos Buritis, que também pediu melhorias.
Comunicação/Câmara Municipal
10 parques em Goiânia que você precisa conhecer
São mais de 30 parques em Goiânia para você visitar, portanto não é à toa que essa é uma das cidades brasileiras com maior área verde por habitante. Diariamente, moradores e turistas saem para praticar atividades físicas, fazer caminhada ou levar os filhos para brincarem nos playgrounds na capital de Goiás.
Por isso, não dá para ir até Goiânia sem curtir a natureza e a infraestrutura que os parques da cidade tem para oferecer aos seus visitantes. Não faltam opções em todos os cantos do município para você passar ótimos momentos ao ar livre, respirando o ar puro junto às árvores dos parques.
Localizado em uma área nobre da cidade
O Parque Vaca Brava, como é popularmente conhecido, fica no bairro do Setor Bueno, uma localização privilegiada entre os parques em Goiânia. O terreno do Parque Sulivan Silvestre conta com um lago super bonito, com muitas árvores no entorno e um gramado que te convida a desacelerar, estender uma canga e relaxar.
Dentro do parque, você encontra também um parquinho infantil onde as crianças podem se divertir, além de uma estação para prática de atividades físicas e uma pista de cooper, ótima para quem gosta de caminhar ou dar uma corrida. A região do Setor Bueno tem ótima infraestrutura comercial, incluindo um dos principais shoppings de Goiânia.
Localização: Av. T-10, s/n – St. Bueno
Parque Flamboyant
Um dos preferidos dos moradores da cidade
Para curtir a natureza, são dois lagos, um lindo jardim japonês, um mirante e muito verde, com destaque especial para as árvores que são típicas do cerrado brasileiro. Esse é um ótimo lugar para levar seu cachorro para passear e para as crianças se divertirem no parquinho. Existem quiosques que vendem água de coco e outras bebidas, além de sorvete.
Localização: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás
Parque Areião
Ande pelas trilhas para ver os macacos
Quem gosta de praticar exercícios pode ir até a pista de cooper ou fazer suas atividades físicas em uma das duas estações de ginástica do parque. O lago do Parque Areião conta com três nascentes do córrego que leva o mesmo nome, vale a pena a visita.
Localização: Alameda Cel. Eugênio Jardim, 430 – St. Marista
O parque está dentro do Zoológico de Goiânia
Uma das atrações mais procuradas no lago das Rosas é justamente o pedalinho no lago. Os melhores horários para fazer esse passeio é pela manhã ou no final de tarde, já que o sol costuma ser bem forte em Goiânia. Aproveite e visite o Zoológico da cidade, pois o parque fica dentro dele.
Localização: Alameda das Rosas – St. Oeste
Um dos parques mais antigos da cidade
Os praticantes de corrida são muito vistos na pista externa do parque e quem curte uma caminhada costuma optar pela pista que fica do lado de dentro. O Bosque dos Buritis também tem estação para prática de atividades físicas, parquinho para as crianças, mirante com uma vista linda e até um museu de artes.
Localização: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste
Parque Cascavel
Um ótimo lugar para deixar o estresse de lado
Dentro do parque tem playground para os pequenos se divertirem nos brinquedos feitos de eucalipto tratado no chão de areia. O piso das pistas de caminhada possuem um tipo de material permeável, macio e flexível, que ajuda a performance dos corredores. O parque tem um córrego que leva seu mesmo nome e completa a beleza do lugar, além de alguns espaços de convivência para os visitantes.
Localização: R. do Parque, 135 – Jardim Atlântico
Jardim Botânico
Muita diversão e belezas naturais
Quem gosta de caminhar, encontra no Jardim Botânico várias trilhas ecológicas para percorrer, um lago e pista para se exercitar. O parque também possui um borboletário para completar o cenário que une natureza e muita tranquilidade para seus visitantes. Um ótimo lugar para ser visitado por todo mundo, dos adultos às crianças.
Localização: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio
Praça do Sol
Um ótimo programa para o domingo
Aos domingos, a praça recebe a Feira do Sol, com várias barracas dos artesãos locais, junto com a venda de roupas, acessórios e itens de alimentação. Por essa razão, a praça do Sol fica bem cheia de tarde até de noite todo domingo. Prepare o celular para tirar uma foto no letreiro “Eu Amo Goiânia”, que fica bem ao centro da praça e atrai muitos turistas.
Localização: R. 9, s/n – St. Oeste
Parque de Diversões Mutirama
São 18 brinquedos para se divertir
Organize alguns lanchinhos e suco para fazer um piquenique no gramado, em meio a natureza do local, que é bastante arborizado. Dá até para realizar festas infantis no Mutirama Festas, um espaço exclusivo para esse tipo de evento. O parque fica na região central da cidade, no encontro das avenidas Independência, Araguaia e Contorno
Localização: Av. Contorno, S/N – St. Central
Parque Zoológico
São mais de 118 espécies diferentes
O NEA (Núcleo de Educação Ambiental), composto por educadores multidisciplinares, realiza visitas guiadas pelo zoológico, conscientizando os participantes em relação à importância da preservação do meio ambiente.
Localização: Alameda das Rosas – St. Oeste
Juliana Oliveira – Autor colaborador (GoGuide)