Emoção marca sessão em homenagem ao doutor Zacharias Calil

0
155

A sessão especial realizada na manhã desta sexta,25, pela Assembleia Legislativa em homenagem ao cirurgião pediátrico, Zacharias Calil Hamu e toda sua equipe do Hospital Materno Infantil (HMI) foi marcada por muita emoção. A sessão foi presidida pelo deputado José Vitti (PSDB) com  propositura do deputado Marlúcio Pereira (PTB), que destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais daquela unidade, como as cirurgias  de alta complexidade de separação de gêmeos siameses. Além do doutor Zazharias outros trinta profissionais eles receberam certificados pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.

  Estiveram presentes na sessão, parentes e amigos do médico, o secretário estadual de Saúde, LeonardoDeputado Marlúcio entrega honraria ao doutor Zacharias Calil. Rodrigo Estrela (1) Vilela e a coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Eliana Maria França Carneiro, mas uma presença muito especial roubou a cena. Acompanhado pela mãe, a professora Eliana Ledo Rocha Brandão, o garotinho Heitor, de seis anos de idade, fez questão de comparecer a cerimônia. Recentemente ele foi submetido a uma cirurgia de separação do irmão, Artur, que acabou não resistindo a cirurgia e morreu dias depois do procedimento. Heitor recebeu presentes, pousou para fotos e foi cercado de muito carinho pelo público.

    Ao todo, 28 casos de gêmeos siameses já foram conduzidos pelo doutor Zacharias Calil e pela equipe multiprofissional do HMI. “Aqui está um pequeno exército que faz uma diferença enorme em nossa medicina, soldados que têm a missão de vencer uma batalha sofrida, de pais que além do sofrimento de seus pequeninos carregam a esperança”, ressaltou o deputado.

 Durante discurso, doutor Zacharias lembrou que o sucesso das cirurgias depende do trabalho de toda equipe. “ São profissionais dedicados, capacitados que não medem esforços para nos auxiliar. Por isso, todos merecem este reconhecimento do deputado Marlúcio”, agradeceu o médico.

Requerimentos

  Durante a cerimônia o deputado aproveitou para apresentar dois requerimentos que foram entregues ao secretário estadual de Saúde. O primeiro solicita a construção de um Hospital Pediátrico em Goiânia e o segundo, um Hospital Materno Infantil em Aparecida de Goiânia. “São obras fundamentais para melhorar a atenção à saúde de nossas crianças”, ressaltou o deputado.

 

criação de site