Ex-F1, Zanardi sofre grave acidente em prova de paraciclismo

0
433
Alessandro Zanardi
Alessandro Zanardi

 Alessandro Zanardi sofreu um grave acidente durante uma etapa de um prova de paraciclismo em Pienza, na província de Siena, na Itália, nesta sexta-feira (19).

As condições de saúde são “muito graves” e o atleta teria sofrido múltiplos traumatismos.

O incidente ocorreu no quilômetro 146 da estrada e envolveu um “veículo pesado”. Zanardi precisou ser transferido de helicóptero para um hospital na região de Siena, onde foi submetido a uma “delicada neurocirurgia” e suas condições são “gravíssimas”, informa o primeiro boletim médico. Assim que chegou, foi levado para a cirurgia por um “forte traumatismo craniano”.

O técnico da seleção italiana de paraciclismo, Mario Valentini, falou ao Corriere della Sera: “A etapa acabava em Montalcino, faltava pouco. Estávamos em uma curva, em uma descida que não era difícil, e estávamos a cerca de 50km/h. Alex perdeu o controle da handbike, ele capotou duas vezes e bateu em um caminhão com reboque. O grito foi terrível. Os paramédicos o recuperaram e estava gravíssimo. O helicóptero não conseguia pousar até que uma ambulância o levou para uma praça vizinha onde o piloto pousou e o levou para Siena. Foi terrível”.

Inglês meia boca nevermore: vem pro curso do Terra. Aproveite 30 dias grátis!

Zanardi, duas vezes campeão na Cart, soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1. Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas. O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. E faturou dois ouros em Londres-2012 e outros dois no Rio-2016. Nesse momento, se preparava para disputar, em novembro, prova do Campeonato Italiano de GT, pela BMW.

Repercussão

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, usou as redes sociais para falar sobre o acidente: “você nunca desistiu e com a sua extraordinária força de vontade você superou muitas dificuldades. Força Alex Zanardi, não desista. Toda a Itália luta com você”, postou no Twitter.

O presidente do Comitê Paralímpico Italiano, Luca Pancalli, afirmou que a notícia do acidente de Alessandro Zanardi é algo “terrível”. “Estou comovido, sem palavras. É uma notícia terrível. Estamos nas mãos dos médicos, mas confiamos na força de Alex”, ressaltou.

Muitos atletas, políticos e personalidades tamnbém se manifestaram desejando a recuperação de Zanardi. Entre os primeiros a publicarem mensagens de apoio, estava a nadadora campeã olímpica Federica Pellegrini. “Força Alex… agora você precisa fazer de tudo”, publicou a atleta em seu Instagram. O ministro italiano do Esporte, Vincenzo Spadafora, também usou as redes sociais para desejar “força” para o atleta.

A cidade natal de Zanardi, Bolonha, publicou uma mensagem dizendo que “toda a cidade torce por você”. O paratleta passou sua infância em Castel Maggiore, a poucos quilômetros da cidade capital da província, e em 2005 se mudou para Pádua. “Caro Alessandro, você sabe lutar. A Toscana e a Itália estão todas ao seu lado”, escreveu o governador da Região da Toscana, Enrico Rossi.

A Fórmula 1 também se manifestou através de uma nota oficial e afirmou que “os pensamentos de todos da F1 estão com Alex”.

criação de site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui