Governador empossa Irapuan Costa Júnior e destaca avanços na segurança

0
145

O governador Marconi Perillo deu posse nesta quinta-feira, dia 15, ao novo secretário de Segurança Pública de Goiás, ex-governador Irapuan Costa Júnior, que governou de março de 1975 a março de 1979. A cerimônia foi no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O vice-governador José Eliton participou da solenidade.

Marconi agradeceu ao ex-secretário Ricardo Balestreri, que deixa a Segurança Pública e assume a Secretaria de Assuntos Estratégicos, e “à sua extraordinária equipe pela grande tarefa realizada”. “Tenho certeza de que o senhor ainda colaborará muito com o nosso governo e com o governo de José Eliton que assumirá em alguns dias. Foi um grande acerto trazê-lo naquela hora em que José Eliton assumia a coordenação do Programa Goiás na Frente”, declarou.

A Irapuan, o governador desejou sucesso e boa sorte. “Experiente homem público, meu amigo. Eu e José Eliton ficamos felizes pelo seu gesto de servir ao público, de servir ao goiano”, discursou.

O governador citou os bons índices alcançados por Goiás nos últimos quase 20 anos na área de Segurança Pública. Citou investimentos em inteligência, aparelhamento da polícia, salários e condições operacionais. “Em 2011, o Estado investiu 9,5% de seu orçamento em Segurança Pública. Em 2017, o investimento chegou a 14,2% do orçamento estadual. É um crescimento de quase 5% ou quase 50% do que era investido anteriormente”, afirmou Marconi.

Avanço
José Eliton disse que, com intuito de garantir os anseios da população, o Estado tem avançado em uma agenda sensível e importante com trabalhos de investigação, repressão, inteligência e planejamento estratégico.

Afirmou que o desafio do secretário Irapuan é gigantesco em todos os aspectos, mas que ele está capacitado para missão de tamanha envergadura. “Vamos garantir o passo adiante e o processo contínuo de modernização desse Goiás que não quer retroceder. O avanço com o secretário Balestreri, que aplicou em Goiás o conhecimento adquirido como dirigente federal, foi gigantesco”, declarou.

Exemplo
Os resultados obtidos em Goiás foram, conforme o secretário Ricardo Balestreri, surpreendentes. Goiás é, hoje, segundo ele, um paradigma nacional em termos de derrubada de índices de homicídio, latrocínio, roubos a residências, de veículos, roubos a transeuntes, roubos a comércios, furto a residências e estupros.

“Os números são extraordinários. Pessoas com nomes, sobrenomes, famílias e sonhos foram salvas. Foram 1.230 vidas salvas em 11 meses. Foram 25.800 pessoas que deixaram de ser vítimas de dezenas de modalidades de crimes. Tivemos, no total, um recuo de 10,13%. Isso significa que 46,5 mil pessoas deixaram de ser vítimas nesse período”, afirmou, emendando que Goiás se destaca ainda no cenário nacional pela modernização do sistema prisional e pela inovação com a gestão da vaga prisional pelo Estado.

WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.11.37Conforto do ócio em virtude da confiança
O ex-governador Irapuan Costa Júnior afirmou, em seu discurso de posse como novo secretário de Segurança Pública, que decidiu abandonar, a esta altura da vida (hoje com 80 anos de idade), o conforto do ócio em que vive em razão da confiança que deposita no governador Marconi Perillo e no vice-governador José Eliton.

“São dois dirigentes competentes, dignos e modernos. Se me brindam com a sua confiança, não posso contestar senão com confiança e ombrear com eles nas tarefas públicas”, discursou Irapuan.

Ele prometeu enfrentar os males que ameaçam com poder crescente a sociedade goiana e brasileira; evitar que Goiás se torne, em termos de segurança, o Rio de Janeiro, assim como não pode o Brasil converter-se em uma Venezuela; aproximar policial e cidadão; isolar bandidos; e colaborar para que “vença o bom, o belo e o verdadeiro”.

“Darei-me por satisfeito se conseguir melhorar a área de segurança pública assim como fizeram os três últimos secretários da pasta. E, ao final deste ano, festejar um Goiás mais seguro”, finalizou Irapuan.

criação de site