O grupo Catholic Answers lançou na semana passada um padre versão inteligência artificial. Padre Justin, entretanto, acabou sendo classificado como “assustador” por muitos.
O chatbot católico tem oferecido conselhos sexistas, visões desatualizadas sobre as mulheres, bem como absolvições no que um usuário chamou de “pesadelo ético, teológico e de privacidade”, de acordo com o site “Futurism”.
Padre Justin sobre a sua “infância” em Assis (Itália), e que “desde muito jovem, senti um forte chamado ao sacerdócio”.
O aplicativo parecia convencer usuários de que era um padre de verdade, com declarações como: “Eu sou tão real quanto a fé que compartilhamos”. Justin chegava a incentivar a confissão aos que estavam do outro lado da tela.
Um usuário postou capturas de tela no X (antigo Twitter) mostrando o chatbot fazendo sua confissão e até oferecendo um sacramento a algumas pessoas.
“Agora tenho duas gravações dele realizando o sacramento e oferecendo absolvição”, escreveu
Um sacramento é um rito cristão significativo, considerado um símbolo visível de Deus, e inclui práticas como batismo, confirmação, comunhão, penitência e unção dos enfermos.
O objetivo do aplicativo era ajudar a informar as pessoas que optavam por explorar a fé católica, de acordo com Chris Costello, diretor de TI da Catholic Answers.
“Embora isto não substitua a interação humana com um padre, acreditamos que pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os nossos usuários a compreender e articular melhor os ensinamentos da fé católica”, postou ele no X. “Queríamos transmitir o espírito e a natureza das respostas que os usuários podem esperar, confiáveis, mas acessíveis, extraídas do poço profundo da tradição e do ensino católico. Acreditamos que a apresentação do Padre Justin homenageia os padres da vida real e o papel que desempenham na vida das pessoas, mas estamos confiantes de que os nossos utilizadores não confundirão a IA com um ser humano”, acrescentou.
Após tanta polêmica, o Padre Justin acabou tirando o colarinho branco e aparecendo de blazer e camisa social.
Extra