Goiás e outros três estados são palco de operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 22, contra um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro. Segundo a PF, os criminosos, por meio de uma complexa rede de movimentações bancárias, ocultavam e disseminavam valores entre contas de pessoas físicas e jurídicas, utilizando intermediários, como familiares e ex-companheiros.
Segundo a PF, a ação tem como objetivo reunir novos elementos de prova, a fim de desarticular o grupo criminoso, que também está envolvido em outras atividades ilícitas, como o tráfico de drogas. A corporação, com o apoio da Polícia Militar de Goiás (PMGO), cumpre 14 mandados judiciais de busca e apreensão.
As ordens judiciais acontecem nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Porto Velho (RO), Pontes de Lacerda (MT) e Caucaia (CE). Foram apreendidas armas de fogo, munição e dinheiro em espécie, encontrados dentro de livros.
As investigações, de acordo com a PF, tiveram início em abril deste ano, visando apurar a denúncia de que um grupo com antecedentes criminais, teria movimentado grandes somas de dinheiro sem justificativa legal. Os investigados, à princípio, podem responder por lavagem de dinheiro. A pena pode chegar a 10 anos de reclusão.
Jornal Opção