Hospital Brasília oferece tratamento completo de obesidade com cirurgia bariátrica

0
19

Serviço funciona na Unidade Águas Claras com uma linha completa de cuidados

A obesidade é uma doença crônica e, para ser efetivamente tratada, necessita de acompanhamento especializado. Pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, o Hospital Brasília Unidade Águas Claras é referência nesse atendimento. A unidade conta com o Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, que possui profissionais com expertise no assunto para acolher os pacientes e elaborar um planejamento individualizado. O serviço funciona no Centro Médico, uma unidade avançada localizada na torre de consultórios do hospital com mais de 20 especialidades, englobando todas as etapas de assistência médica.

O cirurgião do aparelho digestivo especialista em cirurgia bariátrica e coordenador do Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Dr. Arnaldo Nacarato, explica que se trata de uma linha de cuidado ambulatorial que tem a comodidade de ofertar em uma única estrutura física o tratamento completo, passando pelas etapas de avaliação pré-operatória, cirurgia bariátrica e acompanhamento pós-operatório. Até mesmo os exames necessários são realizados na unidade e processados em parceria com o Exame Medicina Diagnóstica, que também faz parte da Dasa.

Dr. Arnaldo Nacarato, especialista em cirurgia bariátrica
Dr. Arnaldo Nacarato, especialista em cirurgia bariátrica(foto: Divulgação)

 

“O sucesso da cirurgia bariátrica e do emagrecimento depende de uma série de acompanhamentos feitos por um corpo clínico completo multidisciplinar para que o paciente consiga ter bom desempenho. O olhar diferenciado dessa equipe é fundamental para orientar o paciente para que ele atinja e mantenha os resultados esperados”, ressalta o médico. Segundo ele, os pacientes são acompanhados por psicólogo, cirurgião, nutricionista, pneumologista, cardiologia, endocrinologista, anestesistas, entre outros profissionais.

O processo pré-cirúrgico dura de 30 a 90 dias e o hospital também faz o acompanhamento posterior à cirurgia. A operação é realizada no Centro Cirúrgico da própria unidade. A estrutura conta com 12 salas modernas equipadas com aparelhos de última geração, aumentando o sucesso dos procedimentos. “A estrutura conta com racks de videolaparoscopia integrados e sistema inteligente de imagens em múltiplas telas, além do mais moderno aparelho de anestesia disponível no mercado brasileiro”, completa Dr. Arnaldo.

Quais são os critérios para realizar a cirurgia?

• Histórico de obesidade há cinco anos;
• Tratamento clínico há no mínimo 2 anos;
• Pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 kg.m-2;
• Pacientes com IMC maior que 35 kg.mw e afetados por doenças como diabetes, síndrome da apneia obstrutiva do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença arterial coronária – infarto/angina, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, fibrilação atrial, entre outras.

Exames necessários 

Para avaliação do paciente candidato à cirurgia bariátrica, são necessários alguns exames. Entre eles, densitometria de corpo inteiro, bioimpedância, perfil metabólico (exames de sangue), ultrassonografia de abdome total e de tireoide, que são feitos pelo Exame Medicina Diagnóstica.

“Todos os exames colaboram não só para o diagnóstico de outras doenças que muitas vezes são comorbidades geradas pela obesidade, mas também para indicação do tratamento, que pode envolver a cirurgia bariátrica e outros meios, como o uso de medicamentos. Entre eles, os ansiolíticos para transtorno de compulsão alimentar”, finaliza a Dra. Jamily Drago, endocrinologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras.

Você pode agendar sua consulta no Centro Médico Águas Claras por meio do telefone: (61) 3052 -4600 ou via Whatsapp (61) 99158-1632.

Responsável técnica: Dra. Nubia Welerson Vieira CRM-DF 13127

Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui