José Eliton busca, junto ao BID, recursos para projetos de inovação tecnológica

0
342

Possível parceria entre Governo de Goiás, por meio da SED, e instituição financeira foi discutida durante reunião em Brasília; banco acenou com possibilidade de investimentos no Estado

Reunião no BID. Crédito - Marcos Prado (1)
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, esteve reunido, nesta quarta-feira (12/08), em Brasília, com o especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), German Zappani. Um dos principais objetivos do encontro foi discutir parcerias para a execução de projetos voltados para a inovação tecnológica. Na ocasião, a instituição financeira acenou com a possibilidade de participar com recursos e corpo técnico de grandes programas de inovação para a economia goiana.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) vai pleitear, junto ao banco, investimentos focados, entre outros aspectos, em apoio às aglomerações de empresas e implantação de ambientes inovadores. Para isso, está sendo elaborada uma carta-consulta. Nela, serão apontados setores específicos da economia goiana que devem receber os investimentos que possivelmente serão liberados pelo BID.

Setores como metal mecânico, fármacos, tecnologia da informação e lácteos estão entre as prioridades que devem ser fomentados por meio destes programas. Além disso, existe a expectativa de que o BID aporte recursos para fortalecer os Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), que compõem a rede de educação profissional e tecnológica do Estado. Até 2018, Goiás contará com 27 unidades, além dos Colégios Tecnológicos (Cotec), que são vinculados a esta rede.

Durante o encontro, o vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, explicou ao representante do banco que o Governo de Goiás tem trabalhado no sentido de preparar o Estado para o futuro. “Nossa visão é que a inovação tecnológica garanta políticas de desenvolvimento para as mais diversas áreas”, ressaltou.

Acompanharam José Eliton à Brasília o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, e a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli. O vice-governador e secretário também garantiu que a agenda de inovação será cada vez mais fortalecida em Goiás.

Mauro Faiad e Aline Figlioli afirmaram ao representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento que Goiás possui todas as condições necessárias para estabelecer parcerias com a instituição financeira. Eles apresentaram diversas ações que são executadas no Estado por meio da SED sob o viés da ciência e da tecnologia. Os Itegos e os Cotecs foram mencionados por ambos.

Ao final da reunião, German Zappani afirmou que Goiás chama a atenção por ser um estado que está sempre buscando aumentar o desenvolvimento de sua economia. “Por tudo que vejo, sinto uma perspectiva de desenvolvimento muito grande em Goiás”, disse o especialista em Gestão Financeira do BID.

Reunião no BID. Crédito - Marcos Prado (2)

criação de site