José Eliton destaca papel do Inova Goiás para desenvolvimento do estado

0
415

Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico participou do lançamento de produtos facilitadores de crédito da GoiásFomento

 Lançamento de produtos da Goiás Fomento - Inova Goiás. Crédito - Wildes Barbosa (1)

“O Governo de Goiás, a partir do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás, começa a estruturar as bases para um novo salto de desenvolvimento, preparando o estado para ser um formulador de saber”. A afirmação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, foi feita nesta quarta-feira (07/10), durante o lançamento de três novos produtos e serviços do governo, por meio da Agência de Fomento de Goiás S/A (GoiásFomento),  que visam facilitar o acesso de micro, pequenos e médios empresários às diferentes linhas de crédito.
Os novos produtos e serviços foram apresentados dentro do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, lançado em setembro pelo governo para promover e estimular a inovação tecnológica nas empresas goianas e também modernizar ainda mais máquina administrativa do estado para oferecer serviços de melhor qualidade à população. A partir de hoje, a GoiásFomento disponibiliza aos empreendedores goianos o Crédito Automático para solicitação online de financiamentos de até R$ 50 mil; uma rede de Correspondentes de Crédito que já tem cadastrados 80 pontos em todo o estado para intermediações no acesso ao crédito; e ainda o Fundo Garantidor para Investimentos, que ameniza em 80% o valor da garantia exigida nos contratos da GoiásFomento.Lançamento de produtos da Goiás Fomento - Inova Goiás. Crédito - Wildes Barbosa (2)
A solenidade, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foi presidida pelo governador Marconi Perillo e contou com a presença do presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús, de secretários de estado, parlamentares, dirigentes de entidades representativas dos setores produtivos, entre outras autoridades. O governador relembrou os esforços para a criação da GoiásFomento, destacando que a agência, 15 anos depois, vem cumprindo rigorosamente sua missão no apoio ao setor produtivo goiano.
Durante o evento, representantes de unidades que atuarão como Correspondentes de Crédito receberam as placas de identificação dos pontos de atendimento em vários municípios, entre eles, Genilson Nunes dos Santos, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Posse; e Jacqueline Freitas Nascimento Zaiden, da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde. Também foi assinada cédula de crédito no valor de R$ 1,07 milhão para a empresa Abrantes Martins Ltda.Lançamento de produtos da Goiás Fomento - Inova Goiás. Crédito - Wildes Barbosa (3)
Para José Eliton, as novas ferramentas facilitadoras de acesso ao crédito da GoiásFomento são importantes instrumentos para o desenvolvimento econômico na medida em que fomenta a economia. Ele destacou que as micro e pequenas empresas são hoje responsáveis por mais de 50% da geração de empregos e que ao fomentar esse setor produtivo, o governo também estará fomentando a geração de novos empregos no estado de Goiás. As parcerias com as entidades representativas dos empresários, como as cooperativas de crédito, as associações comerciais e industriais e os clubes de dirigentes lojistas para a profissionalização da rede de Correspondentes de Crédito são, segundo José Eliton, uma solução inteligente para assegurar a presença da GoiásFomento em todas as localidades e sem ônus ou custos para a agência.

Desenvolver em bases sólidas
De acordo com o vice-governador e secretário José Eliton, o governador Marconi Perillo vem, ao longo de suas gestões, modernizando as estruturas e as políticas públicas desenvolvidas, modernizando a relação entre o estado e a sociedade, avançando na construção das bases para o desenvolvimento de Goiás. Agora, segundo ele, com o Inova Goiás, o governo vem preparando o estado para viver um novo momento no mundo, onde a informação é instantânea e todos têm acesso a todas as formas de conhecimento num toque de computador.Lançamento de produtos da Goiás Fomento - Inova Goiás. Crédito - Wildes Barbosa (4)
“A partir do lançamento do Inova Goiás, numa ação coordenada de todas as pastas de governo, nós enxergamos o estado que se projeta bem à frente dos demais estados do Brasil”, acentuou José Eliton, enumerando os diferentes serviços e produtos lançados até agora dentro do programa de inovação do estado. “São importantes conquistas da sociedade goiana, dentro de uma política estratégica direcionada para o desenvolvimento do estado de Goiás, sob a liderança de Marconi, que tem uma visão além do seu tempo, uma visão de projetar o estado de Goiás, para que estejamos sempre na vanguarda do processo de desenvolvimento”, disse.
José Eliton lembrou, dentre outras ações do Inova Goiás, do Cartão Rural, que propiciou a todos os produtores rurais o acesso à plataforma digital da Agrodefesa para a emissão de documentos como a Guia de Trânsito Animal (GTA), de qualquer localidade; e dos programas que estão sendo gestados pela Secretaria da Saúde, como o Telemedicina, o Siga Saúde e o Conecta SUS, que democratizam os serviços de saúde e possibilitam diagnósticos de média e alta complexidade em pequenos hospitais do estado. Destacou, ainda, que em breve serão lançados outros serviços na área de Segurança Pública e também para o intercâmbio de conhecimento científico e o fomento de iniciativas do setor produtivo para inovação e tecnologia.
“São avanços significativos que mostram que Goiás não está mais a plantar; já está a esperar os frutos que todos nós haveremos de colher”, acentuou o vice-governador. José Eliton lembrou que o estado de Goiás vem apresentando superávit na geração de empregos, enquanto há déficit de mais de um milhão de empregos no país; menor índice de perda no PIB, enquanto no país esse índice deverá ser de -3%; e balança comercial superavitária há 20 meses consecutivos. “Isso se dá porque nós temos um setor produtivo forte, mas porque temos, também, um governo que dá as condições para essa economia se desenvolver, crescer e avançar”, afirmou.
Ao encerrar seu discurso, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico repetiu as palavras da embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, que disse recentemente que o estado de Goiás é o cartão de visitas do Brasil. “É um estado pujante, um estado forte, um estado que dá certo e que é modelo para o Brasil”.

criação de site