Lançada nova versão do aplicativo “Goiânia Contra o Aedes”

0
309

A Prefeitura de Goiânia e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) lançam a atualização nesta terça-feira (05) do aplicativo para celular, que está disponível nas versões para os sistemas Android e iOs, “Goiânia Contra o Aedes”. A ferramenta permitirá que a população, mediante filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), encaminhe denúncia para a Vigilância Epidemiológica.

Segundo os órgãos, a ferramenta passou por atualização para facilitar a efetivação de denúncias, com a redução de campos obrigatórios de preenchimento. Segundo o promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves, verificou-se a necessidade de retirar algumas informações solicitadas na versão anterior, já que não eram essenciais para a denúncia.

O sistema foi concebido pelo Ministério Público e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a atualização do aplicativo vai facilitar a denúncia por parte da população. “Antes, a pessoa tinha que fornecer dados pessoais, como o CPF. Agora ficou muito mais fácil; basta colocar o endereço, ou simplesmente clicar no mapa”, completa Flúvia.

Qualquer pessoa que fizer a denúncia poderá acompanhar o andamento pelo aplicativo. “Temos sempre que pensar na saúde da população. A chegada do período chuvoso é sempre muito preocupante porque é quando temos um grande aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya. O aplicativo é mais uma ferramenta para o controle do mosquito em Goiânia”, afirma a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Como prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos. 

por Eduardo Marques – O Hoje

criação de site

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thanks for submitting your comment!