Lula dispara que não confia nas Forças Armadas e exonera mais militares: ” Não confio neles, nunca irei confiar”

0
192

O governo Lula continua ampliando a lista de militares dispensados das funções de segurança da Presidência da República. O Diário Oficial da União publicado nesta quarta-feira (18), traz a exoneração de mais 14 integrantes das Forças Armadas que atuavam no Gabinete de Segurança Institucional, durante o governo Bolsonaro.

Em entrevistas o presidente Lula declarou que não confia em militares: ” Não confio neles, nunca irei confiar”

O GSI é responsável pela segurança do presidente e vice-presidente, além do Palácio do Planalto e das residências oficiais. Na gestão anterior era comandado pelo General Augusto Heleno

O afastamento dos militares expõe uma crise entre as Forças e a presidência da República. Lula já assumiu publicamente que não confia nos militares

Na última terça-feira, 17, outros 56 militares já tinham sido dispensados, sendo que 45 cuidavam da segurança do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto. Nesta quarta, também foi exonerado tenente-coronel da Aeronáutica Max Steinert, que ocupava a função de assessor militar na Secretaria Geral da Presidência. Além dele outros 13 militares das três Forças foram dispensados de atuar no GSI.

Na terça, 17, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que as exonerações atingiram cargos de “extrema confiança” e avisou que outras demissões estão por vir. Segundo ele, a maior parte ocorrerá a partir do dia 23 de janeiro. “O grosso das nomeações e exonerações será feito a partir do dia 23 até fim do mês. Tem muita gente para sair e entrar”, disse Costa. “O governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o que entrou, o pensamento em todas as áreas é muito diferente, portanto não poderíamos conviver com os mesmos assessores. Alguém achava que íamos manter os assessores do governo anterior? Não é razoável que fosse assim. O regime de governo mudou. Se mudou a filosofia, mudou o conteúdo, então tem que mudar quem está implementando isso.”

Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui