Lula é barrado pelo parlamento de Portugal de sessão solene

0
40

O Parlamento de Portugal vetou o discurso de Lula (foto) na sessão solene que acontecerá no dia 25 de abril, em homenagem à Revolução dos Cravos.

A participação do presidente brasileiro chegou a ser anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, durante visita oficial ao Brasil na semana passada, mas não foi aprovada.

Segundo O Globo, o Congresso português aceitou que Lula discurse em plenário, mas não na sessão dedicada ao 49º aniversário da revolução, que pôs fim à ditadura salazarista.

A visita de Lula a Portugal está agendada para acontecer entre 23 e 25 de abril.

Lula durante evento no Palácio do Planalto

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, chegou a anunciar a presença de Lula na sessão solene de 25 de abril, o que não agradou o Partido Social Democrata (PSD) e a Iniciativa Liberal (IL).

O PSD afirmou não aceitar que o presidente brasileiro discursasse na Assembleia da República durante a sessão solene comemorativa, e o líder da IL declarou que os deputados deixariam o local se isso ocorresse. Após reunião com líderes dos partidos, ficou acertado que Lula será recebido em uma outra sessão, de boas-vindas.

CNN/A Trombeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui