
Maduro havia sido proibido de entrar no Brasil pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida havia sido editada em 2019, quando Bolsonaro rompeu com o país vizinho
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou a Brasília na noite deste domingo (28). Ele deverá se encontrar nesta segunda-feira (29), no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na terça (30), um grupo de 11 presidentes da América do Sul se reúne no Palácio Itamaraty para discutir a integração regional.
É a primeira vez que Maduro visita o Brasil desde julho de 2015, quando esteve no país para uma cúpula do Mercosul realizada em Brasília, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Maduro foi proibido de entrar no Brasil pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida havia sido editada em 2019, quando Bolsonaro rompeu com o país vizinho. Em março de 2020, o Brasil retirou seus diplomatas que trabalhavam na embaixada do Brasil na Venezuela, em Caracas, capital do país. A medida foi revertida em 30 de dezembro de 2022.
Maduro desembarcou em Brasília acompanhado de sua esposa Cilia Flores, ex-presidente da Assembleia Nacional, e foi recebido na Base Aérea pela embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!”, publicou Maduro nas redes sociais logo após o desembarque.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse em nota que Lula e Maduro deverão “debater os avanços no processo de normalização das relações bilaterais – iniciado em 1º de janeiro último –, incluindo a reabertura das embaixadas e setores consulares e a recente designação do embaixador da Venezuela no Brasil.
Na semana passada, Lula recebeu as credenciais do novo embaixador venezuelano no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O documento é uma formalidade que marca o início da atuação do diplomata no Brasil. Um embaixador assume o posto depois de entregar os documentos ao governo do país onde irá atuar.
O Tempo