Marco Aurélio reage à fala de Lula sobre voto secreto no STF: “Tônica da administração pública é a publicidade”

0
172

Mais cedo, nesta terça (5), Lula afirmou que “a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte”

Criador da TV Justiça, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello reagiu à fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre tornar secretos os votos dos membros da Corte.

“A tônica da administração pública é a publicidade. É o que revela a prestação de contas aos contribuintes passo a passo e o acompanhamento pela grande imprensa. O Judiciário é espécie do gênero administração publica. Não há, portanto, como cogitar-se de mistério”, disse Marco Aurélio à CNN.

Vídeo: Ninguém precisa saber como ministros do STF votam, diz Lula

 

A TV Justiça foi criada em 2002, quando Marco Aurélio era presidente da Corte. A iniciativa, pioneira no mundo, tornou possível a transmissão dos julgamentos e aproximou a suprema corte brasileira da população.

Lula defendeu nesta terça-feira (5) mudar a forma como o STF funciona atualmente.

“Eu, aliás, se pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber como foi o Uchôa que votou, foi o Camilo que votou. Aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”, afirmou Lula.

Para Marco Aurélio Mello, Lula cometeu um “ato falho” e um “arroubo de retórica”.

“Nós temos uma tradição que é a das sessões públicas, abertas ao grande público. Por isso que o Judiciário, na minha gestão, criou a TV Justiça.”

“Eu, no jargão futebolístico, bati o corner [escanteio] e cabeceei a gol. Por quê? Porque o projeto de criação da TV Justiça saiu do meu gabinete e acabei sancionando a lei. Penso que houve um ato falho do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Houve um arroubo de retórica”, acrescentou.

CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui