Miocardite é mais comum em mulheres, jovens e crianças

0
63

A cardiologista Minna Moreira Dias Romano explica que o tratamento pode incluir medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função do músculo do coração

A  miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, chamado de miocárdio, e ocorre quando o sistema imunológico causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator.

Minna Moreira Dias Romano – Foto: Reproduçāo/Instagram

A cardiologista Minna Moreira Dias Romano,  professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP  (FMRP-USP), explica que os  principais sintomas são dor no peito, falta de ar ou palpitações, retenção de líquido e arritmias cardíacas.

A miocardite é uma doença mais comum em mulheres,  jovens e crianças. Qualquer vírus pode causar a doença, inclusive o vírus da dengue.

Tratamento

O tratamento para miocardite, geralmente, é feito em casa, com repouso para evitar excesso de trabalho do coração.

Porém, é necessário também fazer o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e pode ser necessário tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais. O tratamento pode incluir também medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função do músculo do coração.

A ecocardiografia é o exame mais indicado para avaliação do quadro de miocardite. Em casos raríssimos se pede a biópsia do músculo cardíaco através de um cateterismo, porém, há risco de morte, por ser um exame invasivo.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui