Novo oceano com África dividida ao meio? É o que diz este estudo

0
136

Segundo cientistas, processo pode demorar milhões de anos; rachadura percorre cerca de 56 quilômetros e surgiu na Etiópia em 2005

Cientistas descobriram a formação de um novo oceano enquanto a África começa a se dividir. O estudo revela que duas partes de terra que compõem o segundo maior continente do mundo começam a se separar. Isso abriria espaço para um oceano que atravessaria as duas metades, separando os 54 países que fazem parte da região.

A rachadura que deu início à separação das terras está localizada nas bordas de três placas tectônicas, que se afastam gradualmente umas das outras. Segundo o estudo, a rachadura percorre cerca de 56 quilômetros e surgiu nos desertos da Etiópia, em 2005.

A descoberta foi publicada pela revista americana “Geophysical Research Letters”, onde os geólogos confirmaram a criação de um novo oceano no continente africano.

Segundo os especialistas, países como Uganda e Zâmbia, que não têm acesso ao mar, poderão no futuro ter uma costa litorânea se a massa de terra continuar se separando.

Os geólogos dizem que o processo de abertura do espaço é complexo, mas que pode abrigar um imenso corpo de água daqui a milhões de anos.

“Este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica”, disse Christopher Moore, estudante de doutorado na Universidade de Leeds, à NBC News.

O estudo combina dados sísmicos da formação da fenda para demonstrar que ela é impulsionada por processos semelhantes aos do fundo do oceano.

As placas tectônicas da África e da Arábia colidem no deserto e se separam gradualmente há cerca de 30 milhões de anos. O mesmo movimento também dividiu o Mar Vermelho, mas a rachadura atual está expandindo apenas 2,54 cm por ano.

Fonte: Redação Byte

Em 2020 já se falava sobre o assunto…confira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui