
Vídeos do ataque ao Palácio do Planalto, divulgados neste fim de semana pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), mostram detalhes da ação dos invasores no dia 8 de janeiro, quando este e outros prédios públicos foram depredados em Brasília por vândalos que contestavam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial.
As imagens do circuito interno do palácio reforçam a ação violenta cometida por extremistas. Além da depredação do patrimônio, as gravações mostram agentes do GSI cumprimentando invasores e até tentativa de arrombamento de caixa eletrônico.
São mais de 160 horas de vídeos. O material, ao qual o Estadão teve acesso, foi capturado por 33 câmeras espalhadas nos quatro andares do Planalto.
As câmeras registraram como os invasores ocuparam o epicentro do poder no Planalto. Zanzando sem serem importunados no terceiro andar do palácio, onde fica o gabinete do presidente Lula, eles puderam destruir obras de arte e quebrar vidros.
Ex-ministro do GSI, o general da reserva Gonçalves Dias foi exonerado na quarta-feira, após a CNN Brasil divulgar imagens até então inéditas, mostrando que ele indicou a golpistas a saída do terceiro andar. Em depoimento, o G. Dias, como é conhecido, disse que não tinha condição de efetuar prisões sozinho e encaminhou os invasores para serem detidos no segundo piso.
Um dos vídeos compromete a situação do major José Eduardo Natale, que fazia parte do GSI da Presidência. O oficial aparece conversando calmamente e até cumprimentando extremistas com apertos de mão no corredor do terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete presidencial. Veja:
As câmeras de segurança do Palácio do Planalto captaram todos os passos do ex-ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, no dia da invasão. Trechos das imagens analisadas pelo Estadão mostram o general do Exército surpreso ao se deparar com extremistas no terceiro andar do Planalto e atônito ao ver os estragos na portaria principal do prédio. Veja:
Às 21h47, aparecem nas imagens o ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, conversando após a invasão. Àquela altura o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já estava no Planalto. Em outros trechos, é possível ver o presidente Lula demonstrando irritação durante conversas com ministros. Veja: