Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás será regida pelo maestro Fábio Zanon

0
141

Fabio Zanon é um dos artistas mais celebrados no cenário internacional como violonista clássico, e, também tem grande destaque como regente. No próximo dia 09 de abril, o maestro estará à frente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. O concerto terá início às 11h no Teatro Basileu França.

fabio-zanon-eduardo-sardinha-guitarcoop--0145
Zanon acaba de retornar da Russia onde se apresentou no mais renomado palco internacional, o Tchaikovsky Hall, e também apresentou uma Master Class em Paris.
Fábio Zanon é um artista pleno que atua também como maestro, escritor, comunicador, professor e produtor cultural. Ele despontou para o mundo musical em 1996, ao sagrar-se vencedor dos dois maiores concursos internacionais de violão, o “Francisco Tarrega” na Espanha e o GFA nos EUA.

‘Sempre convivi com colegas que estudavam instrumentos de orquestra, e desde muito pequeno o repertório sinfônico foi a coisa mais importante da minha vida. O violão não é uma curiosidade, um caso especial: ele é uma das principais vias de acesso à música clássica”, explica Zanon.

O violonista se formou pela Escola da Comunicação e Artes da USP e completou sua formação na Royal Academy of Music, em Londres, onde dá aulas como professor visitante e no Master Guitarra Alicante na Espanha.

Considerado um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e um dos mais influentes da atualidade, o músico já tocou em mais de 40 países e é detentor dos prêmios Bravo! e Carlos Gomes.

Desde 2013 Fabio Zanon coordena a parte artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, SP.

Fabio firmou uma parceria com a plataforma digital/companhia discográfica GuitarCoop e lançou o cd ‘O Violão Romântico (The Romantic Guitar)’. Apesar do título, o cd está longe de trazer obras açucaradas, na verdade, revela um tesouro de obras da primeira metade do século 19, compostas ou arranjadas para violão.

O  violonista escolheu um repertório que coloca em confronto arranjos de obras dos grandes mestres do período, Schumann, Mendelssohn e Liszt com música original para violão dos não-tão-conhecidos compositores-violonistas da mesma época, Regondi, Bobrowicz, Coste e Mertz. A obra de Bobrowicz e as transcrições de Schumann e Liszt aparecem aqui em primeira gravação mundial.

O cd ‘O Violão Romântico’ foi lançado nas principais capitais brasileiras e cidades como Moscou, Lisboa, Bogotá, Panamá e no Festival da Fundação Norte-Americana de Violão (GFA) em Denver.

 

Assista ao teaser do cd ‘O Violão Romântico’.

 

https://youtu.be/9UsyERZi1Cg

 

Sobre a ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE GOIÁS

Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás é composta por alunos do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França, instituição mantida pelo Governo de Goiás. Sob a direção geral do maestro Eliseu Ferreira e tendo como regente titular e diretor artístico o maestro Eliel Ferreira, o grupo tem realizado concertos em importantes salas de espetáculos do Brasil e de outros países. Neste início de ano, a Sinfônica Jovem de Goiás fez turnê na China, apresentando-se em oito cidades. Turnês anteriores foram realizadas na Espanha, Alemanha e Venezuela em duas oportunidades.

Além do grupo principal a Orquestra é composta ainda por outros grupos. São eles: Banda Sinfônica Jovem de Goiás, Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Orquestra Pedro Ludovico e Orquestra Infantil Mozart. Como resultado dessa visão formadora de jovens talentos na área musical, a Orquestra conta hoje com diversos ex-integrantes atuando em grupos profissionais no Brasil e no exterior.

SOBRE A GuitarCoop

A GuitarCoop é uma plataforma digital para apreciadores de violão que oferece uma nova experiência musical em gravações de áudio e vídeo, em uma abordagem multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21.

A GuitarCoop se baseia em uma parceria com os artistas, que participam no resultado das vendas de sua música e desfrutam de total liberdade artística. O foco na qualidade permeia tudo o que é feito. Os artistas gravam nas melhores salas e com os melhores equipamentos.

O portal é bilíngüe (inglês/português) e oferece ainda uma seção com artigos e entrevistas exclusivas com violonistas nacionais e internacionais como o lendário John Williams, o vencedor do Grammy Manuel Barrueco e o mítico luthier Sergio Abreu. Na área da GC Store é possível adquirir CDs, livros, áudios em HD para download e partituras.

Integram a GuitarCoop renomados violonistas como o Duo Siqueira Lima, Edson Lopes, Fabio Zanon, Jorge Caballero, Paul Galbraith, Paulo Martelli e Scott Tennant.

Mais do que um site, a GuitarCoop é uma nova experiência musical.

Site: WWW.guitarcoop.com.br

SERVIÇO:

Data: 09 de abril, domingo.

Hora: 11h

Local: Teatro Basileu França

End: Avenida Universitária, 1750, Setor Leste Universitário – Goiânia

Ingresso: R$5,00 (preço simbólico)

PROGRAMA

2º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Regente: Fábio Zanon

Repertório:

– M. C. Guarnieri (1907-1993)

Dança Brasileira

– C. Forsyth (1870-1941)

Concerto para Viola e Orquestra em Sol menor

I. Appassionato (Cadenza) – Moderato – Con moto, agitato

II. Andante un poco sostenuto

III. Allegro con fuoco

Solista: Luciano Pontes

Intervalo

– R. Schumann (1810-1856)

Sinfonia nº 3 em Mi bemol Maior, op. 97, ‘Renana’

I. Lebhaft (vivo) *

II. Scherzo: Sehr mäßig (muito moderado)

III. Nicht schnell (não rápido)

IV. Feierlich (solene)

V. Lebhaft

criação de site