PSDB recorre ao STF contra adiamento do pagamento do abono salarial

0
503

O PSDB protocolou junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), no início da noite de terça-feira (7), uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) com pedido de liminar contra o adiamento do pagamento de parte do abono salarial, anunciado pelo governo na semana passada.

18627746966_a37cfbb402_k-300x277

A ação questiona a constitucionalidade da Resolução Codefat nº 748, de 2 de julho de 2015, que adiou parte dos pagamentos para o ano que vem, por afrontar o art. 239, § 3º da Constituição Federal. O dispositivo determina que os benefícios sejam pagos anualmente. Assinam a ação o vice-presidente jurídico do PSDB e líder da bancada tucana na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e os advogados Flávio Henrique Costa Pereira, Gustavo Kanffer e Afonso Assis Ribeiro.

“…Ao deixar de observar a anualidade do pagamento do abono salarial dos empregados que percebam até dois salários mínimos de remuneração mensal, conforme expressamente assegurado pela Constituição Federal, a Resolução entra em conflito com todo o arcabouço normativo implementado com o fito de se concretizar o valor social do trabalho”, diz a ação.

Para Sampaio, o objetivo da ADPF é preservar o direito dos trabalhadores. “A presidente Dilma já reduziu direitos trabalhistas e agora tenta atrasar o pagamento do abono para fazer caixa e tentar cobrir o rombo das contas públicas às custas daqueles que mais precisam. O PSDB não aceita este proceder e exige que os direitos dos trabalhadores sejam preservados”, afirmou.

“O Planalto argumenta que a medida vai permitir uma ‘economia’ de 9 bilhões de reais no ajuste fiscal. Todavia, mantém 39 ministérios e 24 mil cargos de confiança. O abono é um direito constitucional”, afirmou o deputado Antonio Imbassahy (BA) ao destacar a ação do partido. Para ele, o PT está promovendo uma “tungada” no bolso do trabalhador.

confira a íntegra da ação

http://www.psdbnacamara.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2015/07/Peti+%C2%BA+%C3%BAo-Inicial-ADPF-abono-salarial.pdf

criação de site