Putin quer ampliar guerra além do Donbass, diz Inteligência americana

0
65

O presidente russo, Vladimir Putin, não tem a intenção de acabar com a guerra da Ucrânia com a campanha no Donbass e quer estendê-la para a Transnítria, uma região da Moldávia que se separou em 1990 – afirmou a diretora de Inteligência dos Estados Unidos, Avril Haines.

“Estimamos que o presidente Putin esteja se preparando para um longo conflito na Ucrânia, durante o qual ele ainda pretende alcançar objetivos além de Donbass”, declarou Haines ao Congresso.

Os serviços de Inteligência americanos acreditam que os militares russos querem “estender a ponte terrestre (no sul da Ucrânia) para a Transnístria”, acrescentou.

É “possível” que as forças russas atinjam esse objetivo nos próximos meses, mas “não poderão chegar à Transnístria e incluir Odessa sem decretar uma forma de mobilização geral”, acrescentou.

Putin “provavelmente está contando com um enfraquecimento da determinação dos Estados Unidos e da União Europeia, quando a escassez de alimentos se tornar mais aguda e os preços da energia subirem”, alertou.

As ambições de Putin superam as capacidades dos militares russos, e isso “provavelmente significa que nos próximos meses evoluiremos para uma trajetória mais imprevisível e, potencialmente, uma escalada”, acrescentou Haines.

“A tendência atual aumenta as chances de o presidente Putin recorrer a medidas mais drásticas, incluindo a introdução da lei marcial, a reorientação da produção industrial, ou uma possível escalada militar para liberar os recursos necessários para atingir seus objetivos”, insistiu.

“Continuamos acreditando que o presidente Putin vai autorizar o uso de armas nucleares apenas se perceber uma ameaça existencial para o Estado, ou o para o regime russo”, completou.

Haines advertiu, contudo, que o presidente russo pode recorrer a elas “se achar que está perdendo a guerra na Ucrânia, e a Otan intervir, ou se preparar para intervir”.

Mesmo nesse cenário, frisou, “é provável que envie sinais” antes de agir.

AFP

criação de site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui