Rios estão transbordando na parte norte da Itália esta semana em razão das fortes chuvas e já provocaram inundações em cidades conhecidas como Milão e Pádua, entre outras localidades. A água subiu em diversos bairros com milhares de chamados recebidos pelo Corpo de Bombeiros. Também ocorreram graves danos durante a passagem de um tornado.
Uma intensa tempestade atingiu a região da Lombardia, provocando inundações e problemas desde terça-feira, dia 14. Milão entrou em alerta com o transbordamento dos rios Lambro e Seveso no dia seguinte e também houve ocorrências em Varesse e Lodi.
Segundo informações da imprensa internacional, o trânsito foi bastante afetado com as águas invadindo ruas e praças, obrigando a evacuação de vários imóveis em Milão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a água chegou a 1,5 metros.
Em Vêneto, no nordeste da Itália, o rio Muson também transbordou e isola casas e estradas em parte da cidade de Pádua nesta sexta-feira, dia 17.
O Corpo de Bombeiros informou via twitter, que foram contabilizados 2500 chamados de emergência com mais 1800 atendimentos em Vêneto apenas no período de dois dias.
Em meio ao mau tempo, um tornado se formou em Borgo Mantovano, na Província de Mântua, pertencente à Lombardia, na noite de ontem.
O fenômeno atingiu com violência vagões de trens de mercadorias, que estavam parados numa ferrovia.
As autoridades relataram que o tornado tombou sete vagões de 22 toneladas cada um, todos vazios e não houve feridos.
Os estragos foram observados por cerca de 300 a 400 metros, por onde o tornado passou, e além dos vagões, danificou gravemente cinco casas, que tiveram os telhados destruídos.
Fonte: Painel Global