SMT Inicia fiscalização de trânsito com videomonitoramento

0
824

Em cumprimento à Resolução 532/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Prefeitura de Goiânia começa a fiscalizar as infrações cometidas nas vias municipais utilizando as câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos movimentados da Capital.1

O método está sendo adotado a partir dessa data, com base nas imagens geradas pelo Comando de Gestão da Informação de Goiânia (CGI), localizado na SEDETEC, com centenas de câmeras espalhadas por toda a cidade, com o sistema totalmente integrado com a Secretaria Municipal de Trânsito de Goiânia.

cac

A implantação desse tipo de fiscalização atende à legislação federal e permite um monitoramento do tráfego mais eficiente, possibilitando que se tenha um melhor nível de controle de comportamentos a coibir as irregularidades, tanto em prol da mobilidade como da segurança viária.

A fiscalização através dessa nova ferramenta tecnológica inicia-se nos principais cruzamentos da área Central e de Campinas que já estão, inclusive, devidamente sinalizadas, alertando o condutor para que redobre a sua atenção ao trafegar por tais trechos. Ao todo, 171 cruzamentos serão fiscalizados à medida que for implantada a sinalização.

Além das câmeras de monitoramento do órgão de trânsito, também serão fiscalizadas as imagens em tempo real obtidas no Centro de Monitoramento.

O que estabelece o Contran

– A autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de vídeomonitoramento, poderá autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esse sistema, ou seja, ao vivo no ato do cometimento. Não é permitido lavrar o auto da infração com imagens gravadas e arquivadas.

– A autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, deverá informar no campo “observações” a forma com que foi constatado o cometimento da infração.

– A fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento somente poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim.

 

Pois é, era para ser assim, mas pelo andar da carroça…

Mas estamos diante de uma excelente oportunidade para fazer o novo e o diferente,

chega de mais do mesmo.

criação de site