sábado, dezembro 7, 2024
HomeCidadesTJGO conquista recomendação da certificação ISO 9001

TJGO conquista recomendação da certificação ISO 9001

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu a recomendação para Certificação ISO 9001, após processo de auditoria externa iniciado na última segunda-feira (25). A norma internacional, referência mundial mais utilizada para certificação de sistemas de gestão da qualidade, estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. O relatório foi anunciado nesta quarta-feira (27), pela auditora líder da ONC Certificação, Sandra Soares Mariano, ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

O processo envolveu as áreas como a alta direção do TJGO, representada pela Presidência, bem como a Diretoria-Geral, Diretoria de Planejamento e Inovação, Diretoria Administrativa, Diretoria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Contratações, Diretoria Financeira, Diretoria de Tecnologia e Informação, Coordenação de Logística Material e Patrimonial, Unidade de Gestão Documental, Diretoria de Auditoria Interna e o Centro de Comunicação Social.

Dia de conquistas
“Hoje é um dia de muita alegria. Pela manhã, recebemos o Selo Diamante pelo Radar da Transparência e encerramos o dia com uma recomendação positiva para sermos certificados pela ISO 9001. Meu agradecimento a todas as diretorias envolvidas que participaram dessa fase. Com a contribuição de cada um de vocês, buscaremos o aprimoramento constante do Tribunal, envidando esforços para essa certificação, que será muito importante para continuarmos sempre avançando na prestação de serviço de excelência à sociedade”, destacou o presidente Carlos França. O chefe do Poder Judiciário também ressaltou o trabalho dedicado de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, além de colaboradores, estagiárias e estagiários, que permitiu ao TJGO alcançar esse status de referência em diversas áreas.

A presidente do Comitê de Gestão de Qualidade do TJGO, juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, ressaltou que a recomendação traz “imensa satisfação e sentimento de dever, cumprindo atingir todas as recomendações, indicadores apontados pela certificadora. Isso representa uma responsabilidade maior para o Tribunal de Justiça continuar buscando melhorias em todas as rotinas e fluxos do TJGO”, frisou a magistrada.

Ao agradecer a condução dos trabalhos pela auditora líder da ONC Certificação, Sandra Mariano, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, ressaltou que a recomendação é o resultado de um esforço conjunto de todas as áreas envolvidas. “Nossas equipes, lideradas pelo presidente Carlos França, que é um gestor reconhecido nacionalmente, estão comprometidas em levar o melhor serviço ao cidadão. E é esse o caminho que buscamos”, pontuou.

A secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins, reforçou que a recomendação da certificação demonstra a busca incessante da gestão pela melhoria do trabalho fornecido, desde o estabelecimento de fluxos, de procedimentos padrões. “Isso garante que os serviços prestados sejam de excelência e, também, que todos os servidores e magistrados, integrantes do Poder Judiciário, tenham conhecimento do fluxo dos trabalhos desenvolvidos e segurança no seu desenvolvimento”.

Recomendação de certificação

Na oportunidade, a auditora Sandra Mariano agradeceu a participação de todos os departamentos envolvidos nos três dias de inspeção. “As solicitações foram prontamente atendidas por todos os auditados, permitindo a rastreabilidade das informações. E, com base nas evidências que foram apresentadas, recomendamos a certificação”, declarou.

Durante a auditoria, foram destacados diversos pontos fortes relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Os auditados demonstraram comprometimento com o SGQ, evidenciando o engajamento das equipes. A análise de SWOT foi avaliada como abrangente e robusta, realizada pela Diretoria de Planejamento e Inovação (DPI), que também foi responsável pelo planejamento estratégico, incluindo desdobramentos e metas atreladas aos objetivos do SGQ. Já o planejamento tático operacional para o triênio 2024/2025/2026 foi conduzido pela Coordenação de Logística de Material e Patrimonial. Além disso, foram implementadas melhorias nos processos, como a criação de subdiretorias, a inclusão de assessor financeiro, a divulgação de políticas por meio de QR Codes e a utilização do Power BI para acompanhamento de indicadores e metas.

Unidades auditadas

Neste momento, o processo de Auditoria de Certificação ISO 9001 foi realizado nas unidades do tribunal instaladas em Goiânia e na Central de Distribuição, em Aparecida de Goiânia. O objetivo é verificar os requisitos relacionados à certificação ISO 9001 no processo piloto, que envolve a aquisição de bens móveis de uso permanente e materiais de consumo demandados pela Coordenação de Logística Material e Patrimonial.

A auditoria estabelece requisitos de certificação para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A Gestão da Qualidade do TJGO envolve a aplicação de práticas, processos e sistemas destinados a garantir a excelência nos serviços prestados pelo tribunal, com um foco contínuo na melhoria dos processos judiciais e administrativos. O objetivo central do tribunal, ao solicitar a certificação, é assegurar que todas as suas atividades sejam realizadas com eficiência, transparência e foco constante na satisfação dos usuários dos serviços judiciais.

Participaram também a subdiretora-geral, Leandra Vilela Rodrigues Chaves; os diretores de área Diego César (DPI), Marcos Nunes Laureano (Auditoria Interna), Ana Paula Rodrigues Ferreira (Contratações), Tatiana Rodrigues Ferreira (Administrativa), Luciano Augusto (Comunicação), Anderson Yagi (Tecnologia), Cássia Aparecida (CPE); coordenadora de Acompanhamento e Controle, Ana Flávia Antunes; coordenadora da Unidade de Gestão Documental (UGG), Heloísa Esser dos Reis; o assessor de gestão da qualidade da Diretoria-Geral, Hamilton Pinheiro de Oliveira;  Marino Cimino,  Coordenador de Editais e Atos Normativos da Diretoria-Geral; os servidores Cecília Oliveira, Ilton Machado, Acauã Alves Galvão da Silva, Adriano José da Silva Santos, Ana Clara Freitas de Menezes Bandeira, Danielle de Oliveira Ferreira, Diana da Silva Luna Castro e Fábio Jaime de Amorim.

Html code here! Even shortcodes! Replace this with your code and that's it.
Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Banner Rotativo Aleatório

Mais Lidas

Commentarios