
Volodymyr Zelensky teme que a Terceira Guerra Mundial possa acontecer caso a China decida se aliar à Rússia na guerra contra a Ucrânia.
O presidente ucraniano emitiu o terrível alerta no dia em que se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Kyiv, no início desta semana.
“Para nós, é importante que a China não apoie a Federação Russa nesta guerra. Na verdade, gostaria que ela estivesse do nosso lado. No momento, porém, não acho que seja possível”, disse o líder em entrevista ao jornal alemão ‘Die Welt’.
“Mas vejo uma oportunidade para a China fazer uma avaliação pragmática do que está acontecendo lá. Porque se a China se aliar à Rússia, haverá uma guerra mundial, e acho que a China está ciente disso”, acrescentou.
Os EUA alegaram que Pequim está considerando armar a Rússia no conflito, no entanto, as declarações do secretário de Estado, Antony Blinken, foram recebidas com forte repreensão pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.
“São os Estados Unidos, e não a China, que estão constantemente enviando armas para o campo de batalha. Pedimos aos Estados Unidos que reflitam seriamente sobre suas próprias ações e façam mais para aliviar a situação, promover a paz e o diálogo e parar de transferir a culpa e espalhar informações falsas”, disse Wenbin.