Durante cerimônia de celebração dos resultados do programa Minha Casa, Minha Vida em Maceió (AL), o presidente Lula comentou sobre as investigações da Polícia Federal contra o proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, acusado de fraude financeira por emissão de títulos falsos. Para o presidente, aqueles que defendem o banqueiro o fazem porque “falta um pouco de vergonha na cara”.
“Não é possível que a gente continue vendo o pobre ser sacrificado enquanto tem um cidadão do Banco Master que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões. Mais de 40 bilhões de reais. E quem vai pagar é os bancos. É o Banco do Brasil. É a Caixa Econômica que vai pagar. É o Itaú, [para] um cidadão que deu um desfalque de 40 bilhões nesse país .E tem gente que defende, porque também está cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara nesse país”, declarou.
Confira a fala de Lula:
Desdobramentos recentes
A fala de Lula foi proferida no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou uma nova etapa da investigação, desta vez apurando suspeitas de envolvimento da Rioprevidência na fraude. Segundo a PF, a autarquia responsável pela aposentadoria de servidores públicos do governo fluminense aplicou R$ 970 milhões entre novembro de 2023 e julho de 2024 em letras financeiras do Master.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, o Rioprevidência foi o fundo de pensão que mais aportou recursos nessa instituição financeira. As aplicações não contavam com garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que, segundo os investigadores, expôs o patrimônio dos servidores a risco elevado e incompatível com a finalidade previdenciária do instituto.
A Polícia Federal investiga a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, como gestão fraudulenta, desvio de recursos, induzir em erro repartição pública e fraude à fiscalização ou ao investidor, além de associação criminosa e corrupção passiva.
Esta é a terceira operação recente da PF envolvendo suspeitas de irregularidades relacionadas ao Banco Master. O fundo nega o risco ao patrimônio dos contribuintes, e anunciou que trabalha para substituir as letras financeiras por precatórios federais.
Situação de Vorcaro
Daniel Vorcaro foi preso na primeira etapa da Operação Compliance Zero, em novembro, sob a acusação de liderar um esquema de criação de carteiras falsas de crédito para inflar o patrimônio do Master e tentar vender a instituição ao BRB. Ele foi solto menos de duas semanas depois, mas segue monitorado por tornozeleira eletrônica.
Após a operação, o Banco Central determinou a liquidação do Banco Master. Em janeiro, foi determinada também a liquidação do Will Bank, braço digital da instituição.
