InícioBrasilTJGO cede ferramentas de IA para auxiliar Secretaria da Economia na tramitação...

TJGO cede ferramentas de IA para auxiliar Secretaria da Economia na tramitação de mais de 11 mil processos tributários

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) firmou Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Secretaria da Economia do Estado para cessão das ferramentas de inteligência artificial Agaia e Berna. As plataformas serão utilizadas na análise e tramitação de mais de 11 mil processos relacionados à cobrança de débitos tributários estaduais no âmbito do Processo Administrativo Tributário Eletrônico (PAT-e), do Conselho Administrativo Tributário (CAT).

O termo foi assinado nesta segunda-feira (30/06) pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, e pelo secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira. Também participaram do encontro o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia; o secretário da Receita Estadual, Wayser Luiz Pereira; o diretor executivo do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco), Aubirlan Borges Vitoi; e o coordenador do Programa de IA da Secretaria de Economia, Glaucus Nascimento.

Ao destacar a importância da parceria, o desembargador Leandro Crispim afirmou que a cessão das ferramentas representa avanço necessário para lidar com o volume crescente de demandas da Fazenda Pública.

“A Fazenda é hoje o setor com maior volume processual no País. Soluções como Agaia e Berna conferem celeridade e eficiência à triagem e ao julgamento, contribuindo com a efetividade da Justiça”, pontuou. Segundo ele, a iniciativa tem despertado o interesse de outros tribunais e já serve de modelo nacional.

O secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira reforçou que a adoção das plataformas visa ampliar a agilidade e padronização no contencioso administrativo. “Vamos aplicar a IA para tornar os processos mais céleres e reduzir as postergações. A automatização é essencial para enfrentar um passivo que hoje ultrapassa R$ 18 milhões em créditos tributários questionados”, afirmou.

O juiz Gustavo Assis Garcia, idealizador e responsável técnico pelas ferramentas no TJGO, também comentou a cooperação:

“A implementação no CAT é uma entrega concreta do Poder Judiciário à administração pública. Com a IA, haverá mais previsibilidade e qualidade nas decisões administrativas”, avaliou.

As ferramentas

Agaia (Assistente para Geração Automática com Inteligência Artificial) foi desenvolvida para automatizar a produção de relatórios judiciais e administrativos a partir da integração com os sistemas Projudi e Proad. A plataforma permite comandos personalizados por meio de prompts, respeitando os parâmetros legais, incluindo a vedação ao uso em processos sob segredo de Justiça.

Já a ferramenta Berna (Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural) tem como foco a identificação de demandas repetitivas com base na petição inicial, otimizando a triagem de ações com teses jurídicas idênticas. Com o uso da Berna, o tempo médio de análise da petição inicial foi reduzido de quatro dias para menos de quatro horas, inclusive em finais de semana e feriados.

Após essa triagem, a IA anexa ao processo os documentos com os precedentes identificados e o encaminha para decisão judicial. A tecnologia já é utilizada por outros seis Tribunais de Justiça estaduais: Pará, Ceará, Sergipe, Maranhão, Amazonas e Roraima.

Rota Jurídica

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments