InícioBrasilComplexo Oncológico (Cora) já tem data para ser inaugurado

Complexo Oncológico (Cora) já tem data para ser inaugurado

Na segunda-feira (8/9), o governador Ronaldo Caiado vistoriou obras em Goiânia, entre elas o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que será oficialmente inaugurado em 25 de setembro. Para o chefe do Executivo estadual, a unidade representa um marco para a saúde pública brasileira.

“Hoje faz três meses que autorizamos a entrada de crianças para serem tratadas no Cora. É inédito o que fizemos em Goiás, superando todas as dificuldades e todos aqueles que tentaram impedir a construção desse hospital”, afirmou Caiado, ao destacar a rapidez da obra, concluída em apenas 25 meses.

O Cora iniciou as atividades em 9 de junho, em fase de pré-operação. É o primeiro hospital estadual 100% custeado pelo SUS, com atendimento inicial em oncologia voltado a crianças e adolescentes. A administração é feita pela Fundação Pio XII, responsável também pelo Hospital de Amor de Barretos (SP), que serviu de modelo para o projeto.

Durante a visita, o secretário de Estado da Saúde, Rasível Reis, destacou a parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pelas obras, já com 97% concluídas.

“Se não fosse pelo trabalho e controle da Goinfra, não estaríamos entregando esse hospital em tão pouco tempo. Já estamos com todos os preparativos para a inauguração”, afirmou.

Segundo o secretário, 25 crianças já recebem tratamento contra leucemia no hospital, evitando a necessidade de deslocamento para outros estados. O diretor técnico da unidade, Mário de Paula, reforçou que o Cora já opera em ritmo acelerado.

“Tivemos uma grande surpresa com o número de pacientes. Em menos de três meses, já estamos com mais de 100 atendimentos, vários diagnósticos e 60 em tratamento”, relatou.

Ele acrescentou que o número de cirurgias também cresce rapidamente. “Estamos realizando duas neurocirurgias por semana. É um volume expressivo para uma instituição que está em fase inicial de adaptação em Goiás.”

O Cora está na primeira de três etapas previstas e terá capacidade para atender cerca de 300 casos de câncer por ano. Apenas em julho, foram realizadas aproximadamente 450 consultas, 46 internações e 350 quimioterapias.

Para a inauguração desta fase, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 255 milhões na construção e em equipamentos de alta tecnologia. Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital contará com 148 leitos e será uma das maiores estruturas oncológicas do país.

Outras vistorias

Na sequência, Caiado também vistoriou as obras do Autódromo Internacional Ayrton Senna, que sediará o MotoGP 2026. A entrega está prevista para o final de dezembro.

“Estamos com duas equipes trabalhando em frentes distintas: uma na pista e outra na infraestrutura, que foi 100% demolida e está sendo totalmente reconstruída”, disse o governador, destacando o ritmo acelerado da obra.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, informou que as vistorias serão mensais até o fim do ano, quando a MotorSport Mundial certificará que o autódromo está apto a receber a competição. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também acompanhou a visita.

Por fim, Caiado esteve no canteiro de obras da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, que ganhará uma nova estrutura com mais de 200 espaços para práticas artísticas. A expansão multiplicará por cinco a área construída atual, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.

“Essa é a mais famosa escola de arte e dança do mundo hoje, porque estamos superando todas as outras. O Basileu compete mundialmente. Estamos criando uma estrutura à altura, que dê espaço para jovens e crianças desenvolverem seus talentos e potencialidades em cada área artística”, afirmou Caiado.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias, destacou o rápido avanço da obra. “Em apenas 20 dias, já temos esse andamento. A expectativa é que até março estejamos com 80% concluídos”, finalizou.

Foto: Wesley Costa e Rômulo Carvalho
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments