Corredores de trânsito com Onda Verde melhoram mobilidade na capital

0
19

Em apenas dez meses de gestão, a Prefeitura de Goiânia concluiu quatro corredores de trânsito estratégicos (onda verde), promovendo melhorias na mobilidade da capital. Promessa de governo, os corredores entregues incluem o Universitária, Jamel Cecílio/136, Mutirão/Castelo Branco e 24 de Outubro, contribuem para a redução do tempo de deslocamento, aumento da fluidez, maior segurança viária e melhoria na circulação de ônibus e transporte coletivo, combinando tecnologia, planejamento e políticas de mobilidade inteligentes.

No corredor Mutirão/Castelo Branco, a Prefeitura realizou readequações viárias e sinalização vertical e horizontal, permitindo maior fluidez e segurança, com a implantação da “Onda Verde”, que sincroniza os semáforos e aumenta a fluidez do trânsito. Com uso de tecnologias, os motoristas ganham até 30 segundos em cada ponto semafórico de cada lado da avenida, o que representa um ganho de aproximadamente 30% no tempo total da viagem, além de permitir um fluxo melhor dos veículos e evitar longos congestionamentos.

A entrega do corredor 24 de Outubro também trouxe ganhos para motoristas, ciclistas e pedestres goianienses, com a “Onda Verde”, adequação das pistas e reordenamento dos semáforos, facilitando o escoamento do tráfego em direção ao centro da cidade. Com 3,8 km de extensão, as melhorias atendem às necessidades da região e modernizam o trânsito, estacionamento e circulação. No corredor Universitário, a reestruturação viária permitiu mais fluidez e segurança no trânsito. Com a implantação de novas sinalizações, da chamada Direita Livre – que permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado em locais devidamente sinalizados -, e adequação das vias, o tráfego passou a fluir de forma mais eficiente, garantindo redução no tempo de deslocamento.

No corredor Jamel Cecílio/136, que liga a BR-153 à Avenida 85, as intervenções incluíram também a “Onda Verde”, reduzindo o tempo de parada nos sinais. Os resultados foram imediatos, com a diminuição do tempo de viagem em trechos críticos, que caíram em até 50%, segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). Motoristas que antes levavam cerca de 25 minutos para percorrer o trajeto completo, agora conseguem realizar o percurso em uma média de 12 a 13 minutos.

Segundo dados da plataforma Waze for Cities, no mesmo trecho, validados com viagens reais monitoradas por GPS, a velocidade média no pico da manhã, sentido Centro, passou de 15,2 km/h para 21,8 km/h, uma melhora de 43%. “Nosso objetivo é garantir que Goiânia tenha um trânsito mais ágil e seguro, com soluções que realmente impactem a rotina da população. Não se trata apenas de obras, mas de uma política de mobilidade que entende as necessidades dos cidadãos. Cada intervenção é pensada para reduzir o tempo de viagem e tornar as ruas mais seguras”, destacou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.

Ainda segundo Mabel, a Prefeitura planeja novas intervenções em outros pontos estratégicos da capital, garantindo que o crescimento da cidade seja acompanhado por soluções de trânsito eficazes e seguras. As intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que contemplará, ao todo, 36 corredores viários na capital e tem como diretriz a integração entre fiscalização, engenharia e educação para o trânsito, em busca de um deslocamento mais ágil, seguro e eficiente. O objetivo é aumentar a infraestrutura viária de acordo com o crescimento da frota da cidade, que hoje está em 1,3 milhão de veículos.

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui