InícioBRASILLula tem ao menos dois nomes em vista para ocupar vaga de...

Lula tem ao menos dois nomes em vista para ocupar vaga de Lewandowski

Com a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a pensar em nomes para ocupar a pasta.

Segundo aliados, a ideia é escolher alguém com perfil firme que possa defender as pautas da segurança em tramitação no Congresso. Mas, também, com característica diplomática, que não gere embates políticos desnecessários num ano eleitoral.

Na lista de cotados está Wellington César Lima e Silva. O jurista tem bom trânsito com o presidente e com a ala baiana do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Wellington ocupou a função em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Na gestão Lula 3, ele foi secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, um cargo chave do Palácio do Planalto e que costuma despachar diretamente com o presidente da República.

O jurista deixou a pasta em julho do ano passado, após ser indicado por Lula para assumir o posto de advogado-geral da Petrobras.

Em 2016, Wellington teve uma curta estadia como ministro da Justiça. Como era procurador de Justiça do MP-BA (Ministério Público do Estado da Bahia), a indicação foi barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele só poderia permanecer no cargo de ministro se pedisse exoneração do MP.

Onze dias após tomar posse, Wellington pediu demissão do MJ e foi substituído pelo vice-procurador geral eleitoral à época, Eugênio Aragão.

Outro cotado

O atual ministro da Educação, Camilo Santana, também é cotado para a vaga.

Segundo uma fonte do governo, Camilo é lembrado por sua atuação à frente da greve de parte da Polícia Militar do Ceará, enquanto era governador, que se estendeu de 18 de fevereiro a 2 de março de 2020, desencadeando uma das piores crises de segurança do estado.

Ainda no meio da paralisação, o número de assassinatos havia saltado 138% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados oficiais. Camilo recebeu reforços das polícias de outros Estados do Nordeste, como Piauí e Bahia, e conseguiu encerrar a greve sem anistiar os amotinados.

Camilo também é lembrado por ser um dos principais quadros do PT, nome da confiança de Lula, e estar no meio do mandato de senador, ou seja, não vai disputar cargo nas eleições de outubro. O ministro foi recebido pelo presidente nesta quinta-feira (8), mas o teor da conversa não foi divulgado.

CNN

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas