sábado, setembro 7, 2024
spot_img
HomeDestaqueArgentina supera obstáculo-chave para fim de controles cambiais

Argentina supera obstáculo-chave para fim de controles cambiais

O banco central da Argentina recomprou a maioria das opções de venda sobre dívida pública detidas por entidades financeiras, um dos passos destacados pelo presidente Javier Milei para poder suspender os controles cambiais do país.

Os bancos privados e outras instituições revenderam à autoridade monetária 13,2 trilhões de pesos (US$ 14,2 bilhões) em contratos em que o banco central se compromete a recomprar títulos em moeda local se eles caírem abaixo de um determinado preço. Isso representa mais da metade dos 20 trilhões de pesos das opções que estavam em circulação quando as negociações começaram há um mês.

A redução do volume de opções detidas pelo setor financeiro diminui o risco de uma corrida súbita de resgates, que forçaria o banco central a emitir moeda, pressionando o câmbio e impulsionando mais ainda a inflação altíssima do país.

“Esta operação contribui significativamente para reduzir a incerteza em relação ao programa monetário”, afirmou o banco central argentino em comunicado.

Milei deixou claro nas últimas semanas que a eliminação dessas opções – um instrumento que herdou do governo anterior e que inicialmente expandiu – é um passo fundamental para o banco central poder dar fim aos controles cambiais que inibem o investimento estrangeiro. Ele ainda não especificou quando os controles serão retirados.

Quando questionado este mês no X sobre o fim dos controles cambiais, Milei delineou três etapas, incluindo a eliminação das opções de venda sobre os títulos públicos. Ele também citou à limpeza da carteira de títulos do banco central e o alinhamento da inflação mensal com o ritmo de desvalorização progressiva do câmbio oficial, controlado pelo governo. Ele quer que as duas taxas estejam próximas de zero. Em junho, a inflação mensal acelerou para 4,7%.

Bloomberg L.P.

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios