InícioBrasilBolsonaro é condenado por maioria no STF

Bolsonaro é condenado por maioria no STF

No STF,  ministra Cármen Lúcia afirmou que vota pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por todos os crimes imputados a ele pela PGR.

“Tenho por comprovado pela Procuradoria Geral da República que Jair Messias Bolsonaro praticou os crimes que são imputados a ele na condição de líder da organização criminosa”, disse Cármen Lúcia.

Com isso, a Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro pelos crimes de liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

Envolvidos deixaram “rastros” ao tentar “se mostrar mais do que ser”

Após uma intervenção do ministro Flávio Dino, Cármen Lúcia afirmou que os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e nos demais episódios da trama golpista deixaram “rastros” de suas ações ao tentar “se mostrar mais do que ser”.

“Nós estamos em uma sociedade que as pessoas querem tanto se mostrar mais do que ser, que elas querem mostrar que elas participaram, que elas fazem, que elas dão o golpe… e aí elas vão deixando rastros”, disse. “Elas fotografam, como se fotografa a comida do dia a dia.”

O comentário foi feito após Flávio Dino dizer que a tentativa de golpe após as eleições de 2022 deixou mais provas e documentação do que o golpe militar de 1964.

A ministra Cármen Lúcia afirmou que a Procuradoria-Geral da República comprovou que houve uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado.

“Portanto, senhores ministros, em meu voto ao tratar da organização criminosa, concluo pela sua comprovação conforme a PGR denunciou e comprovou”, disse Cármen Lúcia.

Anteriormente, a ministra afirmou que “a Procuradoria afirmou exatamente, e acho que já antecipo que, pra mim, fez prova cabal, de que um grupo liderado por Jair Messias Bolsonaro, composto por figuras-chave do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência desenvolveu e implementou plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas com a finalidade de prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e minar o livre exercício dos demais poderes constitucionais”,

Com o voto já declarado pela ministra, o STF tem maioria pela condenação do ex-presidente Bolsonaro pelo crime de organização criminosa.

BBC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments