O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu, nesta última sexta-feira, 5, a comenda da Ordem Homem do Mato da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), em Cuiabá. Na comemoração de 190 anos da corporação, o gestor destacou a parceria das forças de segurança mato-grossense com o Estado de Goiás nas operações que visam combater os crimes na fronteira.
A solenidade ocorreu na Arena Pantanal e contou com a presença de militares, civis e autoridades do Governo de Mato Grosso e foi marcada pela formatura de novas turmas e promoção a oficiais da corporação. No evento, Caiado destacou o desempenho das polícias militares em manter a ordem. “Se tem dois estados, no Brasil, que faccionado não manda em um palmo de terra é Mato Grosso e Goiás, porque aqui nós temos respeito ao cidadão, temos forças que têm coragem de enfrentar.”
Segundo Caiado, mais de 60 milhões de brasileiros vivem sob o comando do crime organizado, segundo estudo da Cambridge University Press. A cerimônia foi representada pelo secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Fábio Garcia, enquanto o governador Mauro Mendes (UB) fez um acompanhamento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após um acidente. “Alegria de ter sido convidado pelo meu colega que hoje governa esse Estado. Eu tenho um respeito e um carinho enorme por ele, pela gestão dele”, afirma.
“A toda a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso o meu reconhecimento. São 190 anos, já tem uma idade bem além da de Goiás, quero parabenizá-los por isso.”
A atuação conjunta dos Estados foi endossada pelo secretário de Segurança Pública de MT, coronel César Augusto de Camargo Roveri. “Nós trocamos muitas experiências, temos ações em conjunto nas fronteiras dos nossos estados”, afirmou.
A Operação Canguçu foi citada pelo secretário como destaque pela captura de criminosos no país e que, em 2023, reuniu policiais de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Minas Gerais. A ação é considerada uma das maiores forças-tarefas.
Veja vídeo