InícioCidadesCampinas 215 anos: O registro da história – Campinas e a criação...

Campinas 215 anos: O registro da história – Campinas e a criação de Goiânia sob o olhar de Hélio de Oliveira

Nascido e criado no bairro de Campinas, em Goiânia, o advogado e fotógrafo Hélio Júnior de Oliveira se dedica à preservação de um dos mais importantes acervos iconográficos de Goiás. Filho do renomado fotógrafo Hélio de Oliveira, que morreu em 2020, ele mantém guardadas mais de 100 mil imagens que registram momentos marcantes da história do estado.

Imagem da construção da Matriz de Campinas | Foto: Acervo Hélio de Oliveira

Hélio de Oliveira foi o primeiro repórter fotográfico contratado por uma agência de notícias em Goiás e também o primeiro a ser oficialmente vinculado ao governo do estado. Seu trabalho é um marco na memória visual goiana, registrando desde os bailes do Clube Social de Campinas até a ascensão do Atlético Clube Goianiense. “Acompanhei meu pai desde criança e vi ele capturar a transformação da cidade”, conta Hélio Júnior.

Desfile de modas no interior de uma loja de tecidos chamada de “Coteninga”, na Avenida 24 de Outubro, em Campinas | Foto: Acervo Hélio de Oliveira
“Eu me lembro da Campininha, ainda sem asfalto. Lembro dos primeiros asfaltamentos, das primeiras redes de esgoto e água. Campinas, na época da mudança da capital, era o centro comercial de Goiás. Goiânia era inóspita, o centro não tinha nada, e todo mundo vinha comprar em Campinas. Era uma cidade antiga, com quintais imensos cheios de frutíferas, alguns ainda existem hoje”, relembra o advogado

Registro da Praça Joaquim Lúcio, com o Campinas Hotel ao fundo | Foto: Acervo Hélio de Oliveira

Apesar do afeto, Hélio menciona as mudanças do bairro. “Muitos moradores antigos se foram, o comércio mudou, e recentemente enfrentamos problemas com a população em situação de rua, o que impactou a comunidade”, lamenta. Mesmo assim, ele segue com negócios no bairro e mantém viva a tradição familiar de acompanhar o crescimento da região.

Praça Joaquim Lúcio, em Campinas (1974) (Foto: Hélio de Oliveira)
Praça Joaquim Lúcio, em Campinas (1974) (Foto: Hélio de Oliveira)
Mais Goiás
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments