quarta-feira, setembro 18, 2024
spot_img
HomeBrasilCandidato do PSDB à prefeitura de Acreúna é preso em operação da...

Candidato do PSDB à prefeitura de Acreúna é preso em operação da PC

O candidato à prefeitura de Acreúna, no interior de Goiás, o empresário Robson Rios (PSDB), foi preso na manhã desta quarta-feira (4) durante a Operação Prince John, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás. A ação visa combater uma associação criminosa especializada em fraudar o recolhimento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).

Ao Mais Goiás, a defesa do empresário, liderada pelo advogado Júlio Meirelles afirmou que irá “adotar as medidas judiciais cabíveis assim que tiver acesso aos autos do inquérito policial”.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Acreúna e Edéia, além do bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 15 milhões. O candidato tucano aparecia bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto na corrida eleitoral do município.

As investigações, iniciadas em 2023, apontam para fraudes milionárias envolvendo a falsificação de documentos públicos. O esquema consistia em reduzir a alíquota do ITCD, que pode chegar a 8%, para próximo de 1%, gerando uma redução fictícia do valor devido em até 88%.

Prefeito da Cidade Ocidental é afastado do cargo após operação da PF

O prefeito do município de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), foi afastado do cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após operação da Polícia Federal, em operação conjunta com a Controladoria-Geral União, deflagrada na manhã desta quarta-feira (4). A cidade fica na região metropolitana do Entorno do Distrito Federal.

A Operação Ypervoli teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável por crimes de fraude à licitação, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que atua em cidades da região do entorno do Distrito Federal. A Cidade Ocidental foi uma delas. O portal Mais Goiás tenta contato com a defesa do prefeito para ouvir sua versão.

A operação contou com a participação de mais de 100 policiais federais e 10 servidores da CGU, que cumpriram 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados de medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pelo TRF-1. As diligências ocorreram no Distrito Federal e em Goiás.

As investigações da Polícia Federal e a auditoria da CGU identificaram indícios de fraude ao caráter competitivo de licitações em mais de 100 contratos, totalizando valores superiores a R$ 65 milhões.

Diante dos indícios de que os crimes estavam em andamento, o TRF-1 determinou o afastamento de Fábio Corrêa do cargo de prefeito, bem como a proibição de novos contratos públicos com as pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Mais Goiás

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios