InícioBrasilMEC anula questões do Enem 2025 e aciona PF

MEC anula questões do Enem 2025 e aciona PF

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que anulou questões do Enem 2025 e acionou a Polícia Federal, após vir à tona que um estudante de medicina divulgou no YouTube perguntas praticamente idênticas às que apareceriam na prova. A polêmica envolvendo o exame nacional ganhou força porque, segundo o MEC, ao menos três itens citados pelo universitário faziam parte de pré-testes oficiais — exatamente o que motivou o órgão a tomar medidas emergenciais, como descreve o título MEC anula questões do Enem 2025 e aciona PF.

De acordo com o Inep, as três questões anuladas apareceram antes em uma avaliação para calouros de medicina chamada Prêmio Capes Talento Universitário. Elas faziam parte do pré-teste que ajuda a calibrar o grau de dificuldade dos itens que podem entrar no Enem. Todo esse processo é importante porque o exame utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item), sistema que impede discrepâncias de dificuldade entre provas de anos diferentes e ajuda a identificar acertos no chute.

Segundo o MEC, após elaboradas, as questões são aplicadas a grupos com perfil semelhante ao do estudante do ensino médio. No caso da prova citada, o pré-teste foi feito com recém-formados, permitindo que o Inep determine o nível exato de dificuldade de cada pergunta antes de incluí-la no Banco Nacional de Itens.

O estudante envolvido na polêmica é Edcley Teixeira, que se apresenta como consultor educacional. Em uma live publicada antes do segundo dia de Enem, ele mostrou pelo menos cinco questões com grande semelhança às que caíram no exame deste ano. A reportagem tentou contato com Teixeira, mas não obteve resposta.

Nas redes sociais, o universitário afirmou que não houve vazamento. Segundo ele, as previsões teriam sido feitas com base em padrões usados pelos elaboradores do Enem. “O Enem inteiro é repetido. Eu descobri o padrão. Sabe quantas pessoas elaboram o Enem? Vinte e cinco. Elas estão no Inep desde 2009”, disse Teixeira, alegando ainda que memorizou itens por ter participado do Prêmio Capes.

Professores ouvidos pela imprensa afirmaram que situações parecidas já aconteceram em anos anteriores. Eles explicam que participantes de pré-testes realmente podem memorizar questões, e em alguns casos já teriam até pedido itens a conhecidos.

Após a repercussão, o Inep divulgou uma nota reforçando a “isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025”. O instituto confirmou que três questões foram anuladas, mas afirmou que “nenhuma delas foi apresentada tal qual” na prova oficial. O órgão reconheceu “similaridades pontuais”, mas negou que tenham sido utilizadas exatamente como estavam no pré-teste.

Ainda segundo o Inep, a Polícia Federal foi acionada para investigar se houve quebra de sigilo ou tentativa de uso indevido de itens protegidos por confidencialidade. O instituto também reforçou que os protocolos de segurança foram cumpridos em todas as etapas da construção da prova.

Nas redes sociais, estudantes demonstraram preocupação, tanto com a possibilidade de vazamento quanto com o risco de cancelamento da edição do Enem deste ano. Por enquanto, o MEC afirma que o resultado final do exame não será comprometido.

MEC anula questões do Enem 2025 e aciona PF; veja quais foram

Em relação às questões quase idênticas, um dos exemplos é um item sobre fotossíntese. Na versão divulgada por Teixeira, a questão é mais extensa do que a versão presente no Enem 2025 (questão de 123, do caderno azul). Veja a seguir:

Questão 123 do caderno azul do Enem 2025

Plantas e algas realizam fotossíntese oxigênio para síntese de matéria orgânica e, para isso, utilizam trifosfato de adenosina (ATP) e nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato reduzido (NADPH). Já algumas bactérias fotossintetizantes não apresentam cloroplasto e clorofila, mas um pigmento denominado bacterioclorofila. Esses procariotos realizam a fotossíntese anoxigênica, um processo de síntese de matéria orgânica utilizando o gás carbônico (CO2), e o gás sulfídrico (H2S).

Na fotossíntese oxigênica, qual composto desempenha função análoga a do H2S?

A) ATP
B) NADPH
C) Oxigênio
D) Clorofila
E) Água

Outra questão semelhante é sobre o grito. Na versão do Enem 2025, é a questão 132 do caderno azul. Veja a seguir:

Questão 132 sobre o grito, do caderno azul do Enem 2025:

O nível sonoro, em decibel (dB), é calculado pela expressão:

N=10 log 2

Uma conversa normal entre duas pessoas gera sons de níveis sonoros entre 50 e 60 dB, enquanto pessoas gritando podem gerar sons de níveis superiores a 100 dB. Supondo que, no centro de um estádio de futebol, foram realizadas medidas para avaliar o ruído médio de uma pessoa gritando a palavra “gol” em diferentes posições das arquibancadas. O valor médio obtido, considerando um grande número de medidas, foi de 100 dB. Com esse dado, estimou-se o ruído sonoro produzido por 10.000 pessoas, distribuídas aleatoriamente nas arquibancadas, enquanto gritavam, simultaneamente, a palavra “gol”.

O valor médio estimado para o ruído produzido por essas pessoas, na posição central desse estádio hipotético, foi de
A) 60dB
B) 104 dB
C) 140 dB
D) 400 dB
E) 800 dB

O Enem é composto por 180 questões de múltipla escolha, com 45 perguntas para cada área de conhecimento, e a redação.

No primeiro dia do exame, os participantes respondem a 90 questões referentes às áreas de linguagens, ciências humanas, além da redação. No segundo dia, são aplicados itens relacionados a matemática e ciências da natureza, completando as outras 90 questões da prova.

Mais Goiás

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments