InícioDestaqueO que está prejudicando seu sistema imunológico e como consertar isso?

O que está prejudicando seu sistema imunológico e como consertar isso?

Grande parte da sua saúde depende da força do seu sistema imunológico: uma sofisticada força de defesa interna que pode protegê-lo de doenças e curar lesões. No entanto, algumas pessoas têm defesas mais fortes do que outras.

Todos sucumbem à doença ocasionalmente, mas alguns raramente ficam resfriados, enquanto outros parecem pegar todos os patógenos que aparecem em seu caminho.

O que contribui para uma boa imunidade? Além do sono, da nutrição e da saúde intestinal, vários tipos de células imunológicas especializadas desempenham um papel importante.

O médico de medicina funcional Dr. Mitch Ghen compara essas células imunológicas a ramos militares que trabalham em conjunto para travar batalhas microscópicas em prol da sua saúde.

“O sistema imunológico é como as suas forças armadas, como a marinha, as forças especiais e a força aérea. Todos esses diferentes ramos protegem você de invasores estrangeiros”, disse Ghen ao Epoch Times.

Os médicos geralmente identificam os primeiros sinais de possíveis problemas na sua função imunológica solicitando o exame diagnóstico mais comum disponível: um hemograma completo, ou CBC. Esse exame examina a concentração de glóbulos vermelhos e plaquetas, mas é a contagem de glóbulos brancos do CBC que é o principal marcador da força imunológica.

A concentração normal de glóbulos brancos é geralmente entre 4.500 e 11.000 por microlitro de sangue.

Se esse número for maior, pode indicar que seu corpo está lutando contra uma infecção e reunindo forças em resposta à ameaça. Se a concentração de glóbulos brancos for menor, isso pode significar que sua função imunológica está comprometida e carece dos soldados necessários para prevenir infecções.

No entanto, Ghen diz que a contagem de glóbulos brancos por si só não revela muitos detalhes.

“A contagem de glóbulos brancos é como dizer: ‘Aqui está todo o seu exército, toda a sua força aérea, todas as suas operações secretas e toda a sua marinha, tudo em um único número’”, disse Ghen. “Mas somos muito complexos, e o sistema imunológico é um conglomerado de vários componentes”.

Nutrientes e função imunológica

Um exame de contagem de glóbulos brancos pode oferecer uma análise detalhada desses vários ramos militares, incluindo neutrófilos, que protegem você contra ameaças agudas, como lesões repentinas e infecções, e linfócitos, que protegem contra ameaças crônicas, como câncer e vírus que permanecem no corpo.

Outros exames podem ser necessários para analisar outras forças de combate, como imunoglobulinas ou anticorpos, que são proteínas que seu corpo produz para combater vírus e bactérias específicos.

Detalhes como esses podem identificar quais características da sua imunidade são adequadas ou deficientes, mas não explicam o motivo. Ghen diz que uma causa subjacente pode ser a nutrição.

Adam El-Hosseiny, diretor de operações da Access Medical Laboratories na Flórida, disse que médicos holísticos como Ghen, que desejam entender melhor a causa da função imunológica de um paciente, costumam solicitar um painel de nutrientes. Esses exames medem os níveis de nutrientes essenciais, muitos dos quais são vitais para a saúde imunológica.

Por exemplo, se um paciente apresentar baixos níveis de vitamina D, isso pode explicar por que ele adoece com tanta facilidade. Evidências mostram que a vitamina D desempenha um papel significativo na redução do risco de desenvolver certas infecções. Baixos níveis de vitamina D têm sido associados a um maior risco de hepatite, gripe, COVID-19 e AIDS.

Outros nutrientes relacionados à saúde imunológica incluem zinco, ferro, magnésio, folato e vitamina C. Esses nutrientes fornecem os recursos cruciais necessários para o desenvolvimento e o funcionamento das células imunológicas. Quando eles estão baixos, o sistema imunológico pode ser prejudicado.

Um exemplo é o magnésio, que desempenha um papel fundamental em vários aspectos da imunidade. O magnésio promove os glóbulos brancos, como as células T auxiliares e as células B, bem como as respostas dos macrófagos. Níveis suficientes de magnésio também contribuem para a síntese de imunoglobulina. A deficiência crônica de magnésio, por sua vez, pode levar à inflamação crônica — um indício de que o sistema imunológico está em perigo.

Inflamação

A imunidade está intimamente ligada à inflamação, uma condição na qual os tecidos ficam vermelhos, quentes e inchados. A inflamação é uma estratégia confiável para combater infecções, mas em excesso pode causar danos ao corpo.

Outro exame que um médico pode solicitar para avaliar a função imunológica de um paciente mede a proteína C reativa, ou PCR. Esse exame é usado para avaliar os níveis de inflamação no corpo. Assim como as imunoglobulinas, a PCR é uma proteína que o corpo usa para combater infecções, mas sua presença também indica o grau de inflamação que o paciente está apresentando. Os níveis de PCR aumentam rapidamente quando o sistema imunológico é atingido por uma lesão ou infecção e diminuem quando esses problemas começam a ser resolvidos.

Idealmente, a inflamação diminui quando as ameaças à saúde passam. No entanto, de acordo com a Dra. Lela Iduna, médica funcional, quando a inflamação é crônica, isso indica um sistema imunológico em sofrimento.

“A inflamação é a raiz de todos os problemas que você conhece, desde um resfriado comum até o câncer”, disse Iduna ao Epoch Times. “Alzheimer, demência, autismo, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes — tudo isso é inflamação e, portanto, um problema do sistema imunológico”.

A resposta inflamatória é uma das principais formas como o sistema imunológico enfrenta coisas como lesões e doenças. Um sistema imunológico saudável e que funciona bem mantém o equilíbrio certo.

“Um pouco de fogo é bom”, disse Iduna. “Mas precisamos ter algum controle. Quando a inflamação fica descontrolada, é aí que os sintomas começam a aparecer”.

Para obter mais detalhes sobre o equilíbrio inflamatório de um paciente, Iduna disse que pode solicitar um exame para medir a ferritina, uma proteína que armazena ferro nas células do corpo.

“Se o nível de ferritina estiver alto, isso me indica que há alguma inflamação acontecendo em segundo plano. Não é apenas que seu ferro está alto, mas há algo fisiologicamente errado que está fazendo seu corpo armazená-lo”, disse Iduna.

Esses problemas podem incluir inflamação, estresse, danos aos tecidos ou outras condições.

Como o estresse afeta a imunidade

Várias coisas podem fazer com que a inflamação fique fora de controle. Um fator comum é o estresse. Um grande conjunto de evidências científicas revela que o estresse crônico pode enfraquecer a imunidade e prejudicar a capacidade do corpo de combater infecções. O estresse crônico tem sido associado não apenas à inflamação de baixo grau, mas também ao atraso na cicatrização de feridas e ao aumento da suscetibilidade a infecções.

É por isso que Ghen também pode solicitar exames que medem os hormônios do estresse como parte de sua avaliação da função imunológica do paciente. As informações não apenas orientam sua estratégia de tratamento, mas também ajudam os pacientes a entender o que está acontecendo dentro de seus corpos, para que possam corrigir o curso, disse ele.

“Posso medir seu cortisol, seu [dehidroepiandrosterona] DHEA ou sua melatonina, o hormônio do sono, que também é facilmente afetado pelo estresse. E posso dizer ao paciente: ‘Veja, aqui estão os problemas, aqui é onde há estresse demais. Veja como o estresse está prejudicando o corpo agora’”, disse Ghen.

No entanto, uma vida sem estresse não é a chave para uma imunidade forte, disse ele. Assim como a inflamação, o estresse também tem elementos bons e ruins. Nosso corpo funciona melhor quando consegue se manter em equilíbrio.

“Sem estresse, você não acordaria de manhã e iria trabalhar. Sem estresse, seu corpo não produziria as substâncias certas para se curar ou para ajudá-lo a combater outros invasores diferentes que chegam”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments