InícioBRASILOposição vai protocolar pedido de impeachment de Ibaneis

Oposição vai protocolar pedido de impeachment de Ibaneis

O PSB e o Cidadania anunciaram que vão entrar com um pedido de impeachment do governador Ibaneis Rocha na Câmara Legislativa. O motivo é a declaração do banqueiro Daniel Vorcaro à Polícia Federal (PF) de que acertou com o próprio Ibaneis Rocha as transações de compra do Master pelo BRB.

O governador Ibaneis confirmou ao Correio ter mantido encontros com Vorcaro, mas afirma que apenas o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, discutiu o assunto com Vorcaro.

O pedido será assinado e entregue por Ricardo Cappelli ao lado dos ex-governadores Cristovam Buarque, presidente do Cidadania DF, Rodrigo Rollemberg, deputado federal, e pelo presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias.

Hoje um pedido de impeachment contra Ibaneis tem pouca chance de prosperar. O governador conta com uma ampla base de apoio, com pelo menos 16 deputados distritais — corresponde a dois terços da Câmara Legislativa.

Trâmite

De acordo com a Constituição e a Lei Orgânica do DF, qualquer cidadão, o Ministério Público ou deputado distrital têm competência para pedir o impeachment de governador do DF, desde que com base em indícios de crime de responsabilidade ou infrações político-administrativas previstas em lei.

O julgamento ocorre na Câmara Legislativa desde que a representação seja admitida pela Mesa Diretora. O plenário decide, por maioria simples, se abre ou não o processo. Se aprovado, o governador é afastado temporariamente por até 180 dias e o vice-governador assume. Na situação atual, seria Celina Leão (PP).

Em seguida, como no caso do impeachment do presidente da República, é formado um colegiado misto para julgar o processo, formado por cinco deputados distritais e cinco desembargadores, sob a presidência do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — com voto de desempate.

O mérito é analisado. Em caso de condenação, o governador perde o mandato e permanece inelegível por oito anos. Se for absolvido, retorna ao cargo.

Correio Braziliense

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas