O secretário municipal de Obras de Buriti, no interior do Maranhão, foi assassinado nesta quinta-feira (14) após uma discussão de trânsito com um guarda municipal. Antônio José Ferreira da Silva, de 55 anos, conhecido como “Toinho Francês”, foi baleado no peito e não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a polícia, o guarda municipal fazia o balizamento do trânsito quando a confusão teve início. O secretário conduzia uma motocicleta quando teria discutido com o guarda após ser orientado a aguardar a travessia de alunos. O servidor, que alegou ter sido agredido fisicamente, reagiu puxando a arma e efetuando o disparo.
A vítima ainda foi levada a um hospital, mas morreu pouco depois. O autor do tiro foi identificado como Josenilson de Lima da Conceição. Ele estava em serviço no momento do crime e foi detido em flagrante por policiais militares, sendo levado para a delegacia. A arma utilizada foi apreendida.
Toinho Francês já havia exercido mandato de vereador, além de ter sido diretor de esportes e servidor público municipal. A Prefeitura de Buriti publicou nota de pesar nas redes sociais e decretou luto oficial por três dias, com suspensão das atividades administrativas, mantendo apenas os serviços essenciais.
A Polícia Civil do Maranhão segue investigando o assassinato. O suspeito pode ser indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil.
CNN